EBC firma acordo de cooperação com 16 Institutos Federais

Publicado em 06/12/2023 - 20:26 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

 

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) firmou nesta quarta-feira (6) acordos de cooperação com 16 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para ampliar a Rede Nacional de Comunicação Pública.

Pela primeira vez, os Institutos Federais, criados há 15 anos, passam a aderir à Rede, que é coordenada pela EBC.

Com as parcerias, 49 novas emissoras de rádio FM vão transmitir conteúdos locais dos próprios institutos e das emissoras de rádio da EBC, com o compromisso de ajudar a construir cidadania, combater desinformação, ser plural e educativa.  

Atualmente, a rede conta com 41 rádios e 72 TVs em todo o país. Durante solenidade no Palácio do Planalto, o presidente substituto da EBC, Jean Lima, detalhou o desenho da expansão após recentes parcerias.

Sônia Faustino, secretária executiva do Ministério das Comunicações, destacou o papel desempenhado pelas rádios de caráter educativo mesmo com os avanços das tecnologias de comunicação.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a EBC e os ministérios da Educação e das Comunicações já estão articulando uma nova fase de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública, dessa vez com a participação de universidades estaduais e municipais.

Dezesseis delas já sinalizaram interesse nessa adesão, o que representaria mais 73 canais de rádios e 62 de TVs. 
 

Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo