A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) firmou nesta quarta-feira (6) acordos de cooperação com 16 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para ampliar a Rede Nacional de Comunicação Pública.
Pela primeira vez, os Institutos Federais, criados há 15 anos, passam a aderir à Rede, que é coordenada pela EBC.
Com as parcerias, 49 novas emissoras de rádio FM vão transmitir conteúdos locais dos próprios institutos e das emissoras de rádio da EBC, com o compromisso de ajudar a construir cidadania, combater desinformação, ser plural e educativa.
Atualmente, a rede conta com 41 rádios e 72 TVs em todo o país. Durante solenidade no Palácio do Planalto, o presidente substituto da EBC, Jean Lima, detalhou o desenho da expansão após recentes parcerias.
Sônia Faustino, secretária executiva do Ministério das Comunicações, destacou o papel desempenhado pelas rádios de caráter educativo mesmo com os avanços das tecnologias de comunicação.
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a EBC e os ministérios da Educação e das Comunicações já estão articulando uma nova fase de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública, dessa vez com a participação de universidades estaduais e municipais.
Dezesseis delas já sinalizaram interesse nessa adesão, o que representaria mais 73 canais de rádios e 62 de TVs.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)