Miliciano Zinho se entrega à PF no Rio de Janeiro

Publicado em 25/12/2023 - 12:56 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Está preso no Presídio José Frederico Marques, em Benfica, no Rio de Janeiro, o miliciano Zinho, o mais procurado do estado. Luis Antonio da Silva Braga, se apresentou na noite desse domingo (24), à Polícia Federal no Rio. Foragido desde 2018, ele é considerado o líder da milícia que domina a Zona Oeste da cidade.

A prisão do miliciano, que tem ao menos doze mandados de prisão, foi formalizada após negociações da defesa com a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Pela rede social X, antigo Twitter, o governador Cláudio Castro escreveu que mais do que uma vitória das polícias e do plano de segurança, essa foi uma vitória da sociedade. E acrescentou que a desarticulação desses grupos criminosos com prisões, apreensões e bloqueio financeiro, provam que estão no caminho certo.

Também pelo X, o secretário executivo do ministério da Justiça, Ricardo Capelli, escreveu que a prisão foi feita sem nenhum tiro e elogiou o trabalho de inteligência e integração com a PRF, a Força Nacional e as Forças Armadas, fechando o cerco sobre as organizações criminosas.

Zinho foi conduzido para o Instituto Médico Legal para exames de corpo de delito e depois para o Presídio José Frederico Marques, em Benfica.

Em outubro, a Polícia Civil descobriu um plano de atentado de Zinho contra o governador Cláudio Castro, a primeira-dama e os dois filhos do casal.

Zinho também comandou as recentes ações criminosas que pararam a Zona Oeste da Capital. Os atentados promovidos por milicianos causaram destruição na frota de ônibus da cidade, com 35 coletivos incendiados.

Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Governo central tem superávit primário R$ 11,1 bilhões em abril

De acordo com o Ministério da Fazenda, o resultado é o pior desde 2020, ficando abaixo da expectativa do próprio governo, que era de R$ 18 bilhões.

Baixar arquivo
Geral

Começa a distribuição do cartão Pix SOS Rio Grande do Sul

A distribuição dos cartões é uma medida de apoio emergencial para as famílias afetadas pelas enchentes no estado. 

Baixar arquivo
Geral

Saiba como sacar o FGTS por calamidade

O Rio Grande do Sul possui 376 municípios habilitados pelo governo federal para receber o saque do FGTS por calamidade.

Baixar arquivo
Geral

RS: Defesa Civil emite alerta para possíveis inundações

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta terça-feira (28) um alerta de elevação dos níveis do rio Jaguarão. Isso significa possibilidade de inundação em áreas ribeirinhas na cidade de Jaguarão.

Baixar arquivo
Segurança

Profissionais de segurança pública vão ter atendimento psicológico

A saúde mental dos profissionais de segurança pública do país será o foco do projeto Escuta Susp, lançado nesta terça-feira (28) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Baixar arquivo
Educação

Número de crianças alfabetizadas no Brasil volta a crescer

Em 2023, 56% das crianças brasileiras foram alfabetizadas até o 2° do ensino fundamental. Percentual bem próximo a 2019, antes da pandemia, quando 55% das crianças nessa fase escolar estavam alfabetizadas.

Baixar arquivo