A humanidade vai lançar uma mensagem para o espaço! Um poema foi feito especialmente para ser enviado a Europa, uma das luas do planeta Júpiter. E com ele, os amantes da astronomia de todo o mundo também vão poder enviar seus nomes para lá. Essa iniciativa da Nasa, a Agência Espacial dos Estados Unidos, está sendo chamada de "Mensagem numa Garrafa".
O poema "In Praise of Mystery", que significa "Em Louvor do Mistério", foi escrito pela poeta estadunidense Ada Limón especialmente para essa missão. Ele vai ser gravado em uma placa de metal que será transportada pela espaçonave Europa Clipper. As pessoas que se cadastrarem no site da missão no portal da Nasa vão ter seus nomes gravados em letras minúsculas por elétrons em um microchip, que será colado à placa com a poesia.
A missão Europa Clipper está prevista para começar em outubro do ano que vem. A espaçonave vai viajar por 2,6 bilhões de quilômetros até a lua gelada de Júpiter, e só deve chegar lá em 2030. Além de carregar a poesia e os nomes dos amantes da astronomia, a missão planeja duas passagens da nave na órbita de Europa. A ideia é analisar se ela possui água, energia, e condições químicas favoráveis à existência de vida.
A escolha pelo satélite de Júpiter foi feita a partir de estudos que a Nasa já havia realizado. A agência espacial identificou que Europa é coberta por uma camada de gelo parecida com a da Antártida, no planeta Terra. Agora, só com a missão para confirmar se essa semelhança pode abrigar vida, ou se já abrigou em algum momento.
A lua Europa é uma das mais conhecidas das 79 que orbitam o planeta Júpiter. Com a ajuda de um telescópio, é possível vê-la como um ponto brilhante, junto com outras três luas, em volta do planeta gasoso. Quem deseja enviar seu nome junto com a missão para a lua Europa deve se cadastrar no site da Nasa até o dia 31 de dezembro.