Nova onda de calor pode atingir vários estados a partir desta quinta

Publicado em 13/12/2023 - 12:06 Por Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu o chamado Alerta Laranja, que indica a chegada de uma nova onda de calor para vários estados do Brasil, já a partir desta quinta-feira (14). Essa onda de calor, caracterizada por elevar a temperatura 5ºC acima da média, por vários dias seguidos, deve durar pelo menos até domingo, segundo o meteorologista Olívio Bahia. Ele destacou em qual parte do território brasileiro está previsto o fenômeno climático. 

"Áreas dos estados da região Sudeste, Centro-oeste, além de áreas de Rondônia, Tocantins e a porção Oeste ali da Bahia, sul do Piauí, extremo sul do Maranhão. Amanhã a gente vai reavaliar novamente a mesma área. Pode entrar uma outra área.  Pode sair alguma outra área. Pode intensificar caso permaneça para segunda-feira. O aviso é emitido com antecedência justamente para os órgãos que trabalham com a mitigação desses efeitos do clima tomarem as devidas ações".  

O Meteorologista alerta para os cuidados com a saúde para os moradores dessas regiões. 

"É essa quantidade de temperatura acima da média e o número de dias consecutivos que acaba provocando Impacto à saúde humana. Então você tem mais radiação solar, as temperaturas estão mais elevadas e periodicamente essas massas se instalam mantendo essas ondas de calor em algumas localidades. Os animais, principalmente aves, sofrem neste período de onda de calor".  

De acordo com o Inmet, as temperaturas podem passar dos 40ºC em alguns locais durante a passagem dessa onda de calor.  

Últimas notícias
Política

Presidente do Solidariedade se entrega à Polícia

Eurípedes Macedo Jr. é alvo da operação “Fundo do Poço", da Policia Federal, e acusado de desvios de recursos do fundo partidário e eleitoral do PROS, o Partido Republicano da Ordem Social.

Baixar arquivo
Geral

Lula se reúne com empresa responsável por apagões em SP, RJ e CE

Segundo o presidente, representantes da Enel assumiram o compromisso de ampliar investimentos no Brasil e prometeream que não haverá mais apagões nas regiões onde a empresa italiana fornece e energia. 

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul volta a enfrentar chuvas

Vai chover em várias regiões do estado até terça-feira (18). Mesmo não sendo tão intensas quanto as de maio, volume de água preocupa.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2024 tem 5 milhões de inscritos

O Inep divulgou o balanço de inscrições para o Enem 2024, mas número final de candidatos só vai ser conhecido depois do prazo extra de inscrição para moradores do Rio Grande do Sul que termina no dia 21 de junho. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para enfrentrar secas e incêndios

O governo federal instalou uma sala de situação preventiva, para tratar sobre a seca e o combate a incêndios, especialmente no Pantanal e na Amazônia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas deixam cidades pernambucanas em estado de alerta

Recife está em alerta laranja por causa das chuvas que atingiram a cidade entre sexta (14) e  sábado (15). Em outros muncípios de Pernambuco, as chuvas foram ainda mais intensas e ficaram acima de 100 milímetros. 

Baixar arquivo