logo Radioagência Nacional
Geral

Maioria dos Rios da Bacia do Amazonas sai da classificação "seca"

Baixar
Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional
27/12/2023 - 12:55
São Luís - MA

A maioria dos rios da Bacia do Amazonas saiu da classificação de "seca", apesar do nível dos rios permanecer abaixo da faixa considerada de "normalidade" para o período. As informações são do último Boletim de Alerta Hidrológico, feito pelo Serviço Geológico do Brasil.

A estação do Rio Solimões, localizada no município de Tabatinga, é uma das que já atingiram a faixa de normalidade por causa das chuvas concentradas na região dos Andes. Já em Manacapuru, a cerca de 100 km de Manaus, o Solimões ainda está subindo em média 19 cm por dia.

Se, no mês de outubro, o Rio Negro  atingiu "seca extrema", com a mínima histórica de 12,7 metros na capital, agora no fim de dezembro, o rio também tem subido 19 cm por dia e já alcançou 17,3 metros.

Já o alto Rio Negro, no oeste do Estado, ainda está em fase de vazante, que é quando o nível da água diminui. De acordo com a pesquisadora em geociências Jussara Cury, por lá, o rio também apresenta algumas subidas, por causa de chuvas concentradas.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, os rios Madeira, Amazonas e Acre também apresentaram recuperação significativa nos níveis das águas.

Pesquisa recente do Centro Científico da União Europeia aponta a causa da seca dos rios da floresta amazônica em 2023. É que todos os nove países da Bacia Amazônica registraram os menores volumes de chuva, em mais de 40 anos, para os meses de julho a setembro.

x