logo Radioagência Nacional
Geral

Ao menos seis pessoas morrem em naufrágio na Baía de Todos-os-Santos

Baixar
Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional*
22/01/2024 - 16:18
Brasília

A embarcação que naufragou na noite desse domingo (21) na Baía de Todos-os-Santos, há 30 km do centro de Salvador, passa por perícia da Capitania dos portos da Bahia e da Polícia Civil, nesta segunda-feira (22). O piloto já foi identificado e será ouvido. As informações foram repassadas pela Marinha, em entrevista coletiva. Pelo menos seis pessoas morreram no acidente: quatro mulheres, um homem e uma criança. Todos já foram identificados. Quatro passageiros estão internados em estado grave e outros dois já tiveram alta. Bombeiros continuam as buscas por desaparecidos. 
 
A maioria das vítimas resgatadas foi levada para o Hospital Municipal de Madre de Deus. Uma mulher, de 56 anos, em estado grave, foi transferida de helicóptero para um hospital em Salvador. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar visualizou coletes salva-vidas na água, mas não localizou outras vítimas.  
 
Além do helicóptero, a operação de salvamento, coordenada pela Capitania dos Portos da Bahia, contou com cerca de 40 militares, duas lanchas de Inspeção Naval e uma Moto Aquática. 
 
De acordo com a Marinha, a embarcação realizava o transporte irregular dos passageiros, já que deveria ser usada apenas para esporte ou recreação. Também está sendo apurado o excesso de pessoas, no momento do acidente, já que a capacidade da embarcação era de dez passageiros e um tripulante. 

Foi instaurado um inquérito para apurar as causas do naufrágio, que será encaminhado ao Tribunal Marítimo, órgão auxiliar do Poder Judiciário, vinculado ao Comando da Marinha. 
 
Testemunhas relataram que uma possível briga teria desestabilizado a embarcação. De acordo com a Capitania dos Portos, as condições de navegabilidade eram boas e "sem restrições". 
 
Nas redes sociais, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, expressou apoio aos familiares das vítimas e disse que as buscas continuam. 
 
*Com reportagem de Gabriel Correa e Madson Euler.

x