Cartão Recomeçar: secretaria alerta para fraudes no Rio de Janeiro

Publicado em 20/01/2024 - 16:22 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As fortes chuvas que têm castigado o Estado do Rio de Janeiro, além de prejuízo material e ambiental, têm deixado muitos desabrigados e desalojados. Para as famílias que tiveram seus imóveis atingidos pelas chuvas no último fim de semana, o governo do estado está concedendo o Cartão Recomeçar, com saldo de R$ 3 mil para elas poderem comprar móveis, eletrodomésticos ou material de construção. No entanto, um outro problema surgiu: a Secretaria estadual de Desenvolvimento Social já emitiu um alerta para fraudes e golpes que podem estar ocorrendo.

De acordo com a Secretaria, as tentativas de golpe envolveriam o envio de um cartão falso para a residência das pessoas e também golpistas estariam indo na casa dos beneficiários, pedindo dinheiro para liberar o cartão. A pasta ressalta que o único meio de cadastramento é por meio da assistência social de sua cidade. As autoridades pedem ainda que as pessoas confiem somente em informações dos meios de comunicação oficiais das Prefeituras e do governo do estado.

O Cartão Recomeçar é nominal e são necessários cerca de 10 dias para que o saldo seja liberado. Esse prazo foi uma estratégia do governo para evitar fraudes. Para ser elegível a esse benefício, o interessado deve morar num município que declarou estado de calamidade pública ou estado de emergência nível 2 ou 3, ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos na época do ocorrido, além de apresentar provas de que o imóvel ou seus bens foram atingidos pela enchente.

 

Edição: Sâmia Mendes/Pollyane Marques

Últimas notícias
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de novos alagamentos no Sul

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar rendimentos de herança no Imposto de Renda de 2024?

Saiba como declarar os ganhos advindos de uma herança na declaração do Imposto de Renda 2024. 

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Primeiro Giro D'Itália

A hora está próxima. A batalha se aproxima. Os entusiastas do ciclismo de todas as nações admiram e esperam por você. Seu belo e ousado gesto marca o começo da vitória. Existe a alma de um vencedor em cada um de vocês”.

Baixar arquivo
Geral

Esforços humanitários no RS recebem reforços

Mais 12 bombeiros de Alagoas chegaram na manhã deste domingo,  em Canoas para  reforçar as equipes de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  

Baixar arquivo
Geral

Deputada Amália Barros morreu na madrugada deste domingo

A deputada Amália Barros, do PL do Mato Grosso, morreu na madrugada deste domingo, aos 39 anos de idade. Ela estava internada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após a retirada de um nódulo no pâncreas.

Baixar arquivo
Geral

EBC redireciona suas antena de ondas curtas para o Sul do país

Muitos dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul enfrentam problemas como a falta de energia, que dificultam o acesso a informações vitais nesse momento de calamidade.

Baixar arquivo