Ceará registra 154 ocorrências relacionadas a gás apenas em dezembro

Em caso de vazamento, ligue imediatamente para o número 193

Publicado em 18/01/2024 - 19:39 Por Síria Mapurunga - Repórter da Rádio Universitária FM de Fortaleza - Fortaleza

Um dos fatores que pesa na segurança das residências é a instalação do gás de cozinha. Nas últimas semanas vários casos de explosões por conta de vazamentos tem sido noticiados. No mês de dezembro de 2023, o corpo de bombeiros do Ceará atendeu 154 ocorrências relacionadas a gás. O capitão Benter Miller, do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio do Corpo de Bombeiros, explica como deve ser feita a instalação.

O botijão de gás, segundo o capitão, não deve ficar dentro do apartamento. Nas casas também é recomendado fazer a instalação do lado de fora. Em caso de vazamento, que pode ser identificado pelo cheiro forte, a indicação é ligar para o Corpo de Bombeiros, no 193, e abrir portas e janelas para que o gás não se acumule.

O capitão Benter Miller também recomenda comprar o gás de cozinha em revendas certificadas pelo Corpo de Bombeiros. E atentar para o estado de conservação do recipiente. Com a mangueira dentro do prazo de validade e com a válvula íntegra e certificada pelo Inmetro.

O corpo de bombeiros realiza ações de fiscalização nas edificações, através de vistorias técnicas para detectar falhas nos sistemas de proteção contra incêndio e pânico; e outros, como GLP

* Com reportagem da Rádio Universitária FM de Fortaleza.

Últimas notícias
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga o caso da mulher que levou cadáver do tio ao banco

Funcionários do banco desconfiaram que o homem estava morto na cadeira de rodas e chamaram o SAMU, que confirmou o óbito. O caso aconteceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Em participação numa audiência do Senado, o cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho, pediu que o estatuto tenha “um olhar mais direito à população pantaneira, que sãos os indígenas e ribeirinhos”. Os Guatós pedem que o estatuto inclua estudos antropológicos para a regularização fundiária.

Baixar arquivo
Geral

Governo retoma Conselho Nacional de Política Indigenista

O colegiado foi fechado em 2019 no governo de Jair Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frente fria no Sul do Brasil nos próximos dias

Em São Paulo, a temperatura vai cair, também, a partir desta quinta (18), com chance de chuvas e alagamentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Répteis de solo arenoso serão extintos com aumento de temperaturas

É o que aponta um estudo do Instituto de Biologia da Unicamp Universidade Estadual de Campinas. O resultado da análise mostra que, em 2040, mesmo com níveis moderados de gases de efeito estufa, o lagarto do rabo vermelho vai deixar de existir.

Baixar arquivo