Inmet: alerta de perigo de chuvas em 17 estados neste fim de semana

Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos

Publicado em 26/01/2024 - 22:29 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Alerta de perigo para chuvas, neste fim de semana, em 17 estados, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Sul do país, a Grande Florianópolis e as regiões metropolitanas de Curitiba e de Porto Alegre têm previsão de grande volume de chuva até a manhã deste sábado.  

O Nordeste do Rio Grande do Sul também pode ser atingido.

E o mesmo aviso laranja inclui as regiões Sul e Norte de Santa Catarina, e o Vale do Itajaí no estado. Em São Paulo, o alerta pega o Litoral Sul e o município de Serrana.  

Em todas essas localidades, o risco é de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.  

O Inmet também definiu um outro alerta laranja de perigo com chuvas e ventos intensos para partes das regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Isso inclui o Norte e o Nordeste de Goiás e do Mato Grosso, boa parte da Bahia, passando pelo sertão pernambucano e pelo Centro-Sul do Piauí e do Maranhão.  

As chuvas intensas também estão previstas para o Centro-Sul do Amazonas, o Leste de Rondônia, todo o Tocantins e grande parte do Pará, exceto o Noroeste do estado.  

Esse mesmo aviso vale ainda para o Norte e o Nordeste de Minas Gerais e do Espírito Santo.  

Segundo o Inmet, o risco nesses locais é de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.  

No restante do país, partes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste  têm alerta amarelo de potencial perigo para chuvas intensas.  

Mas, nesses casos, o risco é baixo para alagamentos, deslizamentos, cortes de energia, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.  

Boa parte do Centro-Sul do país terá sol com poucas nuvens. Em Cuiabá, a temperatura chega à 38º no sábado. Em Campo Grande, 33.  

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo