Lula: se for comprovado envolvimento, Moretti não continuará na Abin

Publicado em 30/01/2024 - 16:27 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Se for comprovado o envolvimento do atual diretor adjunto da Abin, Agência Brasileira de Inteligência, Alessandro Moretti, no monitoramento ilegal de pessoas, no governo passado, Moretti não permanece na instituição. É o que disse, nesta terça-feira (30), o presidente Lula.

A declaração foi dada em entrevista à Rádio CBN de Recife. Lula refere-se a Alessandro Moretti, que é delegado da Polícia Federal. Desde que o presidente foi eleito, Moretti - que já era da Abin - foi mantido na equipe de direção, por ter uma relação de confiança com o diretor-geral da agência, o também delegado Luiz Fernando Corrêa.

Ainda durante a entrevista, o presidente Lula defendeu a autonomia da PF nas investigações sobre o assunto, como resposta a Jair Bolsonaro, que alega ser perseguido pela instituição.

Lembrando que na semana passada, a Polícia Federal foi às ruas para apurar supostas práticas de espionagens ilegais na Abin durante o governo do ex-presidente Bolsonaro. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Um deles, é o deputado federal Alexandre Ramagem, do PL. O outro investigado, que foi alvo das buscas, esta semana, é o vereador do Rio, Carlos Bolsonaro, do Republicanos, filho de Jair Bolsonaro.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo