Projeto prevê multa para quem deixar crianças sozinhas em condomínios

Multa pode chegar a R$ 26 mil

Publicado em 04/01/2024 - 19:59 Por Kelly Oliveira - repórter da TV Brasil - Brasília

Um projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados, pretende punir pais, responsáveis e tutores que deixarem crianças menores de 12 anos sem supervisão em locais como elevadores, piscinas, saunas ou espaços de uso comum em condomínios. A punição poderá ser aplicada a quem deixar as crianças sozinhas também em veículos. De acordo com a proposta, a multa pode chegar a R$ 26 mil.  

Para Natanael França Rocha, síndico de um edifício em Águas Claras no Distrito Federal, a presença dos pais ou responsáveis nas áreas comuns do condomínio é importante para evitar que aconteçam acidentes como afogamento na piscina.

“Eu acredito que nas áreas comuns é seguro em relação à questão de roubo de pessoas. Todas as pessoas que entram são fiscalizadas, né, mas existe risco. Exemplo, a criança pode estar na piscina sozinha, pode ter o afogamento. Pode subir numa pilastra e tentar pular e se machucar. Numa quadra poliesportiva, pode se pendurar... Estando com os pais têm uma fiscalização. E tem também o comando para que eles não façam coisas que atraiam o risco”, enumera o síndico.

Lorena de Souza é moradora do prédio onde Natanael é síndico. Para ela, a multa não é o melhor caminho.

“Falta reuniões periódicas com pais de criança. Eu acho que hoje em dia é tudo muito monetarizado. Tudo é multa, tudo gira em torno de retorno financeiro”, aponta.

A jornalista Karine Meira opina que é preciso ter uma conscientização maior por parte dos pais.

“Precisa ter uma conscientização maior em relação aos responsáveis das crianças. Porque a gente sabe: o mundo que a gente vive hoje não é 100% seguro uma criança pequena descer sozinha, mesmo que seja no prédio conhecido. Aqui é um prédio grande, né? A gente tem muito visitante, então acaba sendo um pouco inseguro também para criança”, acredita.   

O projeto diz ainda que o condomínio que não deixar visível as informações sobre a indicação de faixa etária para uso de espaços comuns, também pode ser multado. Depois de passar por análise da Câmara dos Deputados a proposta, que pode alterar o Estatuto da Criança e Adolescente, será avaliada pelo Senado.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo
Esportes

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Na capital da República, o tradicional desfile cívico-militar será na Esplanada dos Ministérios. O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Baixar arquivo
Cultura

Morre o músico e compositor Sérgio Mendes aos 83 anos

Um dos pioneiros da bossa-nova, Sérgio Mendes gravou 35 álbuns em seis décadas de carreira. Conquistou três prêmios Grammy e foi indicado uma vez ao Oscar de melhor canção original, em 2012, pelo filme de animação Rio.

Baixar arquivo