logo Radioagência Nacional
Geral

Rio tem ato em defesa da democracia após um ano da tentativa de golpe

Manifestantes levaram faixas e cartazes lembrando os acontecimentos
Baixar
Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional
08/01/2024 - 22:52
Rio de Janeiro

Assim como em outras cidades, o Rio de Janeiro também realizou um ato em defesa da democracia nesse dia 8, para marcar um ano da tentativa frustrada de golpe no país.

Partidos políticos, centrais sindicais, movimentos sociais e populares se reuniram na Cinelândia, tradicional palco de manifestações no centro da capital fluminense.

O diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP) Joacir Pedro afirmou que é dever dos trabalhadores repudiar toda e qualquer tentativa de golpe e pediu punição aos participantes e financiadores dos atos, sem qualquer tipo de anistia.

A coordenadora do Sindicato dos Profissionais de Educação do Estado do Rio, Claudia Paiva, destacou a importância de valorizar a educação para evitar que episódios como os que ocorreram em Brasília se repitam.

Na avaliação da psicanalista Graça Soares, que participou do ato, as redes sociais tiveram papel fundamental para a alienação dos manifestantes que invadiram os prédios dos três poderes.

Os manifestantes levaram faixas e cartazes lembrando os acontecimentos do dia 08 de janeiro de 2023 e pedindo que os golpistas não sejam anistiados.

x