O IBGE divulgou nesta sexta-feira (2) as coordenadas geográficas de todos os imóveis visitados pelo Censo 2022 nos quase 5600 municípios do país. É a primeira vez que este dado é captado no Censo. Os recenseadores mapearam quase 110 milhões de pontos.
Cerca de 90 milhões deles representam domicílios particulares, mas há também quase 12 milhões identificados como imóveis com outras finalidades. São, por exemplo, cerca de 264 mil escolas e 247 mil unidades de saúde. Já os templos religiosos são mais numerosos do que essas duas categorias juntas e se aproximam de 580 mil.
De acordo com o gerente de cadastro de endereços do Censo, Eduardo Baptista, a principal função dessas coordenadas é ajudar na elaboração de políticas públicas e pesquisas acadêmicas. Mas não é só isso.
É possível saber com precisão, por exemplo, onde estão as unidades de saúde de uma determinada localidade e quantas pessoas vivem na área de cobertura. Os dados também permitem identificar exatamente quantos domicílios foram afetados por um deslizamento de terra, ou quantas pessoas vivem em uma área de risco. As coordenadas estão disponíveis em mapas interativos no site do IBGE: www.ibge.gov.br.