Enfrentar divisões sociais e estimular uma sociedade mais solidária. Esse é o objetivo da Campanha da Fraternidade desde ano. A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil fez o lançamento nesta quarta-feira de cinzas. Em 2024, a campanha completa 60 anos de realização, sem interrupção.
O tema neste ano é Fraternidade e Amizade Social. São três os pontos principais: identificar as situações que geram divisões entre as pessoas; resgatar o respeito nas relações; e buscar mudanças para uma sociedade justa, fraterna e solidaria.
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers (RÔPERS), explicou que o mundo passa por um momento de ódio e violência, inclusive com guerras acontecendo. A polarização política também pesou para a escolha do tema deste ano. É preciso trabalhar a consciência das pessoas, segundo ele.
A campanha realiza ainda a Coleta Nacional da Solidariedade, no Domingo de Ramos, dia 24 de março, 60% dos recursos arrecadados ficam para o Fundo de Solidariedade da Diocese; os outros 40% vão para o Fundo Nacional da CNBB, que financia projetos em todo o país.
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 11/12/2024 - O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas participa do programa A Voz do Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Mohammed Salem Displaced Palestinians return to their homes as they pass by a house destroyed in an Israeli strike during the conflict, amid the temporary truce between Hamas and Israel, in Khan Younis, in the southern Gaza Strip November 24, 2023. REUTERS/Mohammed Salem](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 08/11/2024 - Chuva forte no centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![haiberliu/Pixabay Cigarro Eletrônico, Vape. Foto: haiberliu/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Nayana Magalhães/ Gov. Amapá Bolsas de sangue no Hemoap. Transfusão de sangue. Doação de sangue. Foto: Nayana Magalhães/ Gov. Amapá](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)