Exército avaliará punição de militares somente após decisão do STF

Publicado em 13/02/2024 - 12:21 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois da prisão de três militares acusados de tentativa de golpe de estado, o Exército informou, por meio de nota, que somente vai tomar providências internas – como a investigação e punição de envolvidos - “quando necessárias” – ou seja, após uma decisão jurídica, do Supremo Tribunal Federal.

Na semana passada, a Operação Tempus Veritatis cumpriu quatro mandados de prisão, sendo três de militares: os coronéis Marcelo Câmara e Bernardo Romão Netto e o major Rafael Martins. Pelo menos outros 13 militares foram alvo de busca e apreensão. Entre eles, o ex-chefe do GSI, general Augusto Heleno, o ex-ministro da Casa Civil, general Braga Netto, e o ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira.

Todos são investigados por formarem uma suposta organização criminosa para atuar na tentativa de golpe de Estado. A operação foi batizada de Tempus Veritatis ou Hora da Verdade, e foi deflagrada a partir do acordo de colaboração premiada do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. Entre outros pontos, as investigações apontaram que o grupo formulou uma minuta, com a participação de Bolsonaro, que previa uma série de medidas contra o Poder Judiciário, incluindo a prisão de ministros da Suprema Corte.

Esse grupo também promoveu reuniões para impulsionar a divulgação de notícias falsas contra o sistema eleitoral brasileiro e monitorou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, responsável por autorizar a operação.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo