Prazo para inscrição no Concurso Nacional Unificado termina na sexta

Publicado em 07/02/2024 - 21:18 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O prazo para inscrição no Concurso Público Nacional Unificado termina nesta sexta-feira (7). Para quem quer participar e ainda não fez as inscrições, a orientação da ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, é não deixar para a última hora, pois com muitas pessoas acessando ao mesmo tempo pode haver sobrecarga no sistema.  Esther Dweck lembrou ainda que quem não teve direito à isenção deve pagar a inscrição até o dia 15 de fevereiro, para que ela seja confirmada.

A ministra esclareceu uma dúvida comum de quem fez a inscrição para concorrer às vagas por cotas para negros e pessoas com deficiência. Segundo Esther Dweck , conforme consta no edital, essas pessoas concorrem ao mesmo tempo às vagas da ampla concorrência e às das cotas.

Para a Funai há ainda a possibilidade de concorrer às cotas para indígenas. Esther Dweck destacou que essa foi uma novidade do concurso para contar com a experiência de quem conhece a realidade dos povos indígenas. Aumentar a diversidade do funcionalismo público, segundo a ministra, é um dos grandes  objetivos da seleção.

Até agora mais de um milhão de inscrições foram realizadas. Os candidatos vão concorrer às mais de 6 mil vagas no serviço público.

As inscrições são realizadas no site da Fundação Cesgranrio. É necessário que o candidato já esteja cadastrado na plataforma Gov.br.

Para se inscrever no concurso, é preciso escolher primeiro um bloco temático dos oito disponíveis. O candidato então seleciona os cargos de seu interesse, por ordem de preferência.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60, para os cargos de nível médio, e R$ 90 para os de nível superior.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades distribuídas por todos os estados e o Distrito Federal.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem severa ameaça vida de botos no Lago Tefé, no Amazonas

O nível do lago está a apenas 1 metro de atingir o mínimo do ano passado. A situação atual já está dificultando o monitoramento da saúde dos animais.

Baixar arquivo