Acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Gomes, em 2018, o ex-policial militar Ronnie Lessa foi condenado por contrabando de peças e acessórios de armas de fogo. Pela nova decisão da Justiça, ele vai ter que cumprir seis anos e oito meses de prisão em regime semiaberto.
Lessa está preso desde 2019 por conta do caso Marielle. Ele e o também ex-policial Élcio de Queiroz, outro acusado, ainda aguardam julgamento.
Segundo o Ministério Público Federal, Ronnie Lessa fez dez importações ilícitas de peças e acessórios bélicos, entre 2017 e 2018. Foi comprovado que o material, destinado a montar fuzis, armas de airsoft e de pressão a gás, foi importado com essa finalidade. Mas a Justiça só confirmou como passíveis de condenação quatro dessas importações, por considerar que não há provas suficientes nos outros seis casos.
Responsável pela decisão, a juíza Fernanda Resende Dominice destacou que Lessa era policial militar e deveria combater e evitar a prática de crimes, além de ter completa ciência da necessidade de autorização prévia para fazer as importações e mesmo assim optou por fazê-lo ilegalmente.
A filha do ex-PM, Mohana Figueireiro Lessa, também respondia ao processo, acusada de participar de três das dez importações. Ela morava nos Estados Unidos e, segundo o MPF, teria recebido em casa os artefatos comprados pelo pai na internet. Ela trocaria a embalagem dos produtos e os mandaria para o Brasil, sem indicar com precisão o conteúdo da encomenda. A Justiça, no entanto, decidiu absolver Mohana de todas as acusações, por entender que não há provas suficientes do conhecimento dela sobre o crime, “sendo plenamente possível imaginar que seu pai, à época policial militar, estivesse legitimado a fazer tais importações”.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)