Seis escolas de samba abriram desfile do Grupo Especial no RJ

Publicado em 12/02/2024 - 11:43 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro seis escolas já desfilaram na primeira noite. Quem abriu a Sapucaí foi a Porto da Pedra, que retornou ao Grupo Especial depois de 11 anos na Série A. O enredo Lunário Perpétuo falou da influência do livro "Lunário" na cultura nordestina. Mas a escola teve problemas com carros alegóricos e agora vive a dúvida se continua na elite do Carnaval carioca.

A Beija-Flor de Nilópolis também se voltou para o nordeste com o enredo homenageando Maceió e Rás Gonguila, "herdeiro" de um império africano e fundador do maior bloco de carnaval da cidade. A escola empolgou o público acionando o novo sistema de luzes da Sapucaí em sintonia com o refrão do samba-enredo.

Já o Salgueiro reverenciou o povo Yanomami, a partir do relato de Davi Kopenawa. O desfile trouxe a ancestralidade do povo yanomami com uma alegoria gigante que também mostrou um indígena lutando contra a destruição.

A Grande Rio também bebeu de fontes indígenas com um enredo baseado no mito tupinambá "Meu destino é ser onça". Apesar de empolgar o público, que ganhou pulseiras de Led para participar do desfile, a escola teve problemas com um carro que precisou ser empurrado.

Já a Unidos da Tijuca atravessou o oceano para falar sobre Portugal no enredo "O conto de fados". Um dos destaques foi o caro abre alas, que narrou a formação de Lisboa.

E quem encerrou os desfiles já na madrugada foi a atual campeã, do carnaval do Rio de Janeiro, a Imperatriz Leopoldinense. A escola homenageou o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, que fala sobre a força da cultura cigana e seus mistérios. A bateria com paradinhas e toques de samba de roda levantou a multidão.

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro continua nesta segunda-feira (12). Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo