Pesquisadora explica que calor extremo pode estressar o organismo

Publicado em 19/03/2024 - 07:30 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro registrou 62,3ºC de sensação térmica no domingo, a maior desde 2014, quando o Sistema Alerta Rio, serviço meteorológico da Prefeitura, começou a fazer as medições. O recorde foi registrado na estação de Guaratiba, zona oeste da cidade.

O aumento excessivo das temperaturas é preocupante para toda a população, principalmente para idosos e crianças, que são mais vulneráveis

Renata Gracie, pesquisadora do Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz, explica que a tentativa de se adaptar ao calor extremo pode estressar o organismo, podendo causar problemas nos sistemas circulatório, respiratório, nervoso e geniturinário.

Segundo a especialista, esses eventos extremos de calor também vão impactar as pessoas mais pobres.

Um estudo da Fiocruz mostrou que o aumento das temperaturas também pode estar associado ao crescimento de casos da Dengue no Brasil. Segundo Renata Gracie, essa associação acontece principalmente em países em desenvolvimento, da América Latina, com serviços essenciais ainda não plenamente estabelecidos.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde para o enfrentamento de ondas de calor é importante se proteger do sol e se manter hidratado nessas situações.  Os principais sinais de alerta são: transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Nesses casos, a orientação é procurar uma unidade de saúde para ser avaliado por um profissional.

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo