Mais da metade da população brasileira, 54,8%, vive perto do litoral aqui no país. São 111,2 milhões de pessoas, de um total de 203,8 milhões, morando a uma distância máxima de 150 quilômetros da costa do mar.
Os dados são do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (21) pelo IBGE.
Em relação a 2010, houve um aumento de quase 5 milhões de pessoas. No entanto, a parcela da população vivendo no litoral em relação ao total da população caiu, já que eram 55,8% na época.
A mesma pesquisa mostra que 9,4 milhões de pessoas, 4,6% da população, moram na faixa de fronteira com outros países. Um aumento de 603 mil pessoas em relação ao Censo de 2010 vivendo a uma distância máxima de 150 quilômetros dos limites do território brasileiro.
Esses dados resultam da análise de população e de domicílios em cada um dos 452,3 mil setores pesquisados, o que possibilita ter informações sobre áreas específicas dentro de bairros urbanos ou zonas rurais, como, por exemplo, quantas pessoas vivem próximo a hospitais, escolas, centros comerciais ou mesmo em áreas sujeitas a desastres naturais.
Como exemplo da importância de identificar setores censitários, o pesquisador Raphael Moraes, do IBGE, citou o deslizamento de encosta na Vila do Sahy, em São Paulo, que matou 64 pessoas.
O pesquisador também citou o recorte de densidade demográfica feito ao longo dos 58 quilômetros de extensão da Avenida Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, a principal via de acesso da zona oeste ao centro.