No Brasil, 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome em 2023

Publicado em 12/03/2024 - 16:26 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Em 2023, 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. É o que mostra um estudo do Instituto Fome Zero, encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

No ano passado, 20 milhões de pessoas estavam em insegurança alimentar grave, situação de fome. Já em 2022, esse número era de 33 milhões de brasileiros.

Milton Rondó, do Instituto Fome Zero, explica que o problema da fome, no mundo, não é a falta de alimentos, mas a falta de recursos para ter acesso a uma alimentação adequada. Ele atribui a redução de pessoas com fome no país ao aumento da renda das famílias brasileiras.

Integrantes da organização Ação Cidadania, José de Araújo e Silva também atribui a melhora nas condições de vida dos brasileiros ao aumento da renda. Mas lembra que ainda há o ‘desafio’ de tirar 20 milhões do mapa da fome. Para ele, o combate à fome precisa ser encarado de forma emergencial e também na estrutura social.

O relatório final do estudo considera os números encorajadores, apesar de apontar para a “necessidade contínua de ações coordenadas para enfrentar a insegurança alimentar”.

O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, escreveu nas redes sociais que o presidente Lula atribuiu os avanços ao “crescimento econômico e aumento de renda” dos brasileiros.

Segundo Dias, o governo implantou medidas como “o aumento da oferta de emprego, o aumento da renda dos mais pobres, a diminuição da inflação dos alimentos e, também, o programa de transferência de renda, o Bolsa Família”.

*Com produção de Beatriz Evaristo. 

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo