A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão preventiva na cidade de Feira de Santana, na Bahia, contra um homem foragido desde dezembro. A ação foi continuidade de uma operação para desarticular uma organização especializada em: lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação.
O preso, detido com o aparelho celular, nessa quarta-feira (6), já teve negados pedidos de soltura no Tribunal de Justiça da Bahia e no Superior Tribunal de Justiça.
De acordo com a PF, o investigado é assessor, com cargo de confiança no gabinete do líder da organização criminosa, mas estava afastado de suas funções desde dezembro.
O grupo atua em Feira de Santana e cidades vizinhas, na Bahia. Em dezembro, foram expedidos dez mandados de prisão preventiva, vários de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 700 milhões e sequestro de 26 propriedades. Segundo a Receita Federal, havia inconsistências fiscais, movimentação financeira incompatível, imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro.
A investigação também colheu provas da participação de um grupo miliciano no esquema. Pelo menos três policiais militares integrariam esse braço armado. Eles cobravam, mediante violência e grave ameaça, os valores devidos por causa de jogos e agiotagem. Em janeiro, três membros do grupo, já presos, foram transferidos para o Sistema Penitenciário Federal.
Não foi divulgada a identidade do chefe da organização, mas confirmado que ele é parlamentar. Desde 2018, o Supremo Tribunal Federal entendeu que parlamentares podem ser julgados em primeiro grau, caso os crimes ocorram antes da diplomação. A investigação continua.
![Divulgação/Cultura RJ Rota da Leitura](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Action Images via Reuters/Carl Recine/Direitos Reservados Jogador posiciona bola para cobrança de escanteio em partida da Premier League - campeonato inglês](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad, tendo ao lado o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e o senador Randolfe Rodrigues, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Arte EBC Podcast Dizem as fontes, episódio 3 o público](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)