Senacon lança curso sobre prevenção e tratamento de superendividamento

Publicado em 08/03/2024 - 12:34 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

A Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor lança, nesta sexta-feira (8), em Salvador, na Bahia, o curso “Consumo de Crédito, Prevenção e Tratamento do Superendividamento”, desenvolvido junto com o Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, superendividamento é a pessoa física impossibilitada de, por boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas sem comprometer seu mínimo para sobrevivência. Não há um registro atual de superendividados no Brasil, mas dados do Serasa mostram que, em janeiro, mais de 72 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. Mais de um terço, entre 41 e 60 anos.

Segundo o titular da Senacon, a informação é um dos principais aspectos de proteção e defesa do superendividado. Para Wadih Damous, o curso é um mecanismo para que o consumidor, além de resolver o problema, possa também aprender a se prevenir e enfrentar o superendividamento.

O curso trata de temas voltados à atualização do Código de Defesa e Proteção do Consumidor, compreensão do fenômeno global do superendividamento, prevenção, crédito responsável e processo de repactuação de dívidas.

As inscrições vão até o dia 22 de abril, no site da Escola Nacional de Defesa do Consumidor. 

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo