O episódio que paralisou por horas seguidas um dos maiores terminais rodoviários do país, na última terça-feira (12), com o sequestro de um ônibus com 17 pessoas, acabou prejudicando milhares de passageiros que, diariamente, circulam pela rodoviária do Rio. E agora, o que fazer para evitar maiores prejuízos com as passagens compradas?
O Procon Estadual divulgou orientações sobre os direitos dessas pessoas.
De acordo com o presidente do órgão de defesa do consumidor, Cássio Coelho, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa em que adquiriu a passagem para solucionar o problema.
O passageiro poderá solicitar a devolução do valor pago ou remarcação da viagem para outra data. Essa medida deve ocorrer dentro do prazo de validade do bilhete, que é de um ano, a contar da data da sua primeira emissão.
E, seja qual for a solução, não pode haver qualquer cobrança de taxa ou de multa, tendo em vista que não foi o consumidor que provocou o inconveniente.
Ainda de acordo com o Procon, caso a empresa apresente alguma dificuldade no atendimento, seja para remarcar ou devolver o dinheiro da passagem, o consumidor pode buscar o auxílio do órgão e apresentar uma reclamação.
A denúncia ou queixa poderá ser feita no site oficial do órgão: www.procon.rj.gov.br.
![REUTERS/Adriano Machado/Proibida reprodução Notas de 200 reais
02/09/2020
REUTERS/Adriano Machado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/02/2023 – Bloco Cordão da Bola Preta desfila pelas ruas do centro da cidade no primeiro dia oficial do Carnaval 2023. Foto Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Nasa/Via Reuters/Direitos Reservados Geleira, Groenlandia, Degelo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Foto Prefeitura de Estreito. Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto Prefeitura de Estreito.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 16/01/2025 - Forte chuva no centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)