O ex-jogador Robinho pode ser preso a qualquer momento para cumprir a pena de nove anos prisão por estupro coletivo.
A decisão por 9 a 2 é do Superior Tribunal de Justiça, que determinou o cumprimento imediato aqui no Brasil da pena definida pela Justiça da Itália.
Agora, a defesa vai pedir para que Robinho aguarde o esgotamento dos recursos em liberdade, como explicou o advogado José Eduardo Rangel De Alckmin.
A condenação de Robinho saiu em 2022 pelo crime cometido em uma boate de Milão em 2013.
Mas, como Robinho está aqui no Brasil, e, legalmente, o governo brasileiro não pode enviá-lo de volta à Itália para cumprir a pena lá, então, os italianos pedem que o ex-jogador cumpra os nove anos de prisão aqui no país.
Nove ministros votaram a favor da validação da pena aqui no Brasil, inclusive o relator do caso na corte, Francisco Falcão.
O Ministério Público Federal foi favorável à validação da sentença italiana aqui no país.
Já a defesa de Robinho alegava, entre outros, que essa validação iria contra o código penal brasileiro.
E que o tratado de cooperação entre o Brasil e a Itália determinaria que o acordo não envolve a execução de medidas restritivas de liberdade nem a execução de condenações.
* Com reportagem de Oussama El Ghaouri
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![REUTERS / Rahel Patrasso/Direitos Reservados Um homem caminha por uma rua inundada após fortes chuvas em São Paulo, Brasil, 10 de fevereiro de 2020. REUTERS / Rahel Patrasso](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 10/09/2024 A presidente do TSE, ministra Carmém Lúcia, participa de cerimônia de assinatura digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução FILE PHOTO: U.S. President Donald Trump signs documents as he issues executive orders and pardons in the Oval Office at the White House on Inauguration Day in Washington, U.S., January 20, 2025. Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame EBC Rio de Janeiro (RJ) 13/04/2024 - Epidemia de dengue no Brasil é o tema do Caminhos da Reportagem deste domingo
Frame EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)