O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a aquisição de novos submarinos para o Brasil é uma estratégia de defesa sem intenções de guerra, e sim de manutenção da paz.
A declaração foi dada por Lula, nesta quarta-feira (27), durante a cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero. A embarcação é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e França. Lula também celebrou a parceria secular entre os dois países.
O presidente da França, Emanuel Macron, que participou da cerimônia de batismo do submarino, disse que essa é mais uma marca da parceria entre o Brasil e a França. Macron exaltou ainda a troca de conhecimentos entre as duas nações. O presidente francês também destacou a confiança e o desempenho de todos os envolvidos no processo.
A primeira-dama, Janja, foi escolhida como madrinha da embarcação e batizou o submarino Tonelero.
A cerimônia marca o início da fase de testes dos sistemas de combate e navegação, além de avaliações da sua estabilidade no mar.
A embarcação faz parte do ProSub, Programa de Desenvolvimento de Submarinos, e é resultado de uma parceria entre o Brasil e a França, que começou em 2008. O orçamento é de aproximadamente R$ 40 bilhões.
O submarino Tonelero é o terceiro dos quatro submarinos convencionais com propulsão diesel-elétrica previstos pelo ProSub.