Inmet emite novo alerta vermelho para chuvas intensas em Salvador
Publicado em 09/04/2024 - 12:56 Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu novo alerta vermelho, de "Grande Perigo", para a área metropolitana de Salvador. O novo alerta é válido até a manhã desta quarta-feira (10). Há risco de precipitação acima de 100 mm no acumulado do dia, o que pode causar grandes alagamentos, transbordamento de rios, além de deslizamentos. É que um sistema, de baixa pressão na atmosfera, está favorecendo as chuvas ao longo de toda esta semana. A previsão para esta terça é de céu nublado com chuvas a qualquer hora.
A prefeitura de Salvador informou que nos primeiros dias de abril, a capital baiana já registrou mais chuva que a média histórica prevista para todo o mês. Apenas nesta terça-feira (9), já foram registrados mais de 87 deslizamentos de terra, 67 imóveis alagados, e 66 pontos com ameaça de deslizamento. De acordo com a Defesa Civil, os números estão crescendo ao longo do dia, e esses casos se somam a centenas de outros ocorridos nesta semana.
Mais de duas mil crianças estão sem aula, porque as escolas foram usadas ajudar os desabrigados.
Por causa do temporal de segunda-feira (8), o Elevador Lacerda, do Taboão e o Plano Inclinado Gonçalves tiveram o funcionamento totalmente interrompido. Além de manutenções, houve queda de energia na região central. Já a Travessia marítima Ribeira-Plataforma teve que fechar em razão dos fortes ventos e do mar agitado, que impediu a atracagem das embarcações.
De acordo com o Governo da Bahia, 48 municípios estão com decreto de Situação de Emergência. A Secretaria de Infraestrutura registrou, pelo menos, três ocorrências em rodovias e pontes que ficaram totalmente danificadas por causa das chuvas.
O "Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais" considera "muito alta" a possibilidade de mais "acidentes", como, deslizamentos em encostas nas áreas urbanas do Recôncavo Baiano, devido aos acumulados de chuvas, principalmente, nas últimas 24 horas.
Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso