Inmet emite novo alerta vermelho para chuvas intensas em Salvador

Publicado em 09/04/2024 - 12:56 Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu novo alerta vermelho, de "Grande Perigo", para a área metropolitana de Salvador. O novo alerta é válido até a manhã desta quarta-feira (10). Há risco de precipitação acima de 100 mm no acumulado do dia, o que pode causar grandes alagamentos, transbordamento de rios, além de deslizamentos. É que um sistema, de baixa pressão na atmosfera, está favorecendo as chuvas ao longo de toda esta semana. A previsão para esta terça é de céu nublado com chuvas a qualquer hora.

A prefeitura de Salvador informou que nos primeiros dias de abril, a capital baiana já registrou mais chuva que a média histórica prevista para todo o mês. Apenas nesta terça-feira (9), já foram registrados mais de 87 deslizamentos de terra, 67 imóveis alagados, e 66 pontos com ameaça de deslizamento. De acordo com a Defesa Civil, os números estão crescendo ao longo do dia, e esses casos se somam a centenas de outros ocorridos nesta semana.  

Mais de duas mil crianças estão sem aula, porque as escolas foram usadas ajudar os desabrigados.

Por causa do temporal de segunda-feira (8), o Elevador Lacerda, do Taboão e o Plano Inclinado Gonçalves tiveram o funcionamento totalmente interrompido. Além de manutenções, houve queda de energia na região central. Já a Travessia marítima Ribeira-Plataforma teve que fechar em razão dos fortes ventos e do mar agitado, que impediu a atracagem das embarcações.

De acordo com o Governo da Bahia, 48 municípios estão com decreto de Situação de Emergência. A Secretaria de Infraestrutura registrou, pelo menos, três ocorrências em rodovias e pontes que ficaram totalmente danificadas por causa das chuvas.

O "Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais" considera "muito alta" a possibilidade de mais "acidentes", como, deslizamentos em encostas nas áreas urbanas do Recôncavo Baiano, devido aos acumulados de chuvas, principalmente, nas últimas 24 horas.

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo