INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Publicado em 16/04/2024 - 10:50 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O INSS alerta que salário-maternidade não utiliza intermediários para ser solicitado. Por isso, é sempre bom desconfiar daqueles sites e redes sociais que oferecem facilidades e se apresentam como canais para conseguir o benefício.

Vale lembrar, que todos serviços do INSS são de graça e podem ser acessados pelo aplicativo, site Meu INSS ou ainda pela Central de Atendimento 135.

Quem acessar o Meu INSS para dar entrada em qualquer benefício terá acesso ao login e senha do usuário na plataforma Gov.br. Por isso, a recomendação é de que somente um profissional habilitado ou pessoa de confiança tenham acesso aos dados.

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública. Essa última é para quem não tem condição financeira para contratar um advogado.

Ressaltando, o INSS não cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado. É sempre importante lembrar que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento.

Têm direito ao salário maternidade a pessoa que se afasta de sua atividade, por motivo de nascimento de filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. 

Edição: Paula de Castro - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

STF mantém multa do ex-presidente Bolsonaro de R$ 70 mil

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado ao pagamento da multa por impulsionar conteúdo ilegal durante a campanha de 2022 foi mantida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

Baixar arquivo
Economia

História Hoje: Papa publica documento contra escravidão

Passados mais de cem anos da chegada dos colonizadores no Brasil, um documento da Igreja Católica de 22 de abril de 1639 determinou a excomunhão de quem escravizasse indígenas nos territórios americanos sob o domínio de Portugal

Baixar arquivo
Geral

Acampamento Terra Livre deve reunir mais de 6 mil indígenas

O evento começa nesta segunda-feira (22) e é considerado a maior mobilização indígena do país com representantes de centenas de povos.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (22), pela Série B do Campeonato Brasileiro, às 21h, duelam Vila Nova x Guarani

Baixar arquivo
Economia

Como saber quando vou receber a restituição do Imposto de Renda?

Saiba qual é a ordem de restituição do Imposto de Renda 2024 e como saber quando a pessoa vai receber um valor da Receita Federal.

Baixar arquivo