Escrever 239 páginas sobre a história de amor vivida com Marielle Franco. Esta foi uma das formas que a viúva Monica Benicio encontrou para enfrentar o luto.
O livro, Marielle & Monica: uma história de amor e luta, da Editora Rosa dos Ventos, vai ser lançado no próximo sábado, dia 13, na livraria Folha Seca, no centro do Rio de Janeiro.
A edição é dividida no antes e no depois do assassinato da vereadora, na noite de 14 de março de 2018, quando o carro em que ela estava foi alvejado por 13 tiros. O motorista, Anderson Gomes, também morreu.
Monica fala de como as duas se conheceram, do relacionamento de 14 anos e do preconceito de alguns amigos e de pessoas da família.
Foram cinco anos para escrever o livro, pois Monica admite que não se sentia pronta.
Depois da morte, Monica narra episódios de depressão, destacando o dia em que levou uma marreta para o cemitério com o propósito de tirar o corpo de Marielle da sepultura e lhe dar um último abraço. Desistiu, bebeu uma garrafa de vinho e dormiu em cima do túmulo, olhando o céu.
Para Monica, que hoje também é vereadora na cidade do Rio pelo Psol, sua história com Marielle, acabou se tornando referência para muitos casais LGBTQIA+.
Por fim, Monica afirma que o livro também é um manifesto de resistência, para que as pessoas não se esqueçam que Marielle Franco não é só um símbolo político.





