![Transwolf/Facebook Diretores de duas empresas de ônibus da cidade de São Paulo – Transwolff e Upbus – foram presos em uma operação do Ministério Público de São Paulo. - Garagem da Transwolff. Foto: Transwolf/Facebook](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Vinte e seis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público à Justiça de São Paulo pela suposta prática de lavagem de dinheiro de organizações criminosas por meio de empresas de ônibus. O esquema foi descoberto pelas autoridades, na semana passada, na operação Fim da Linha.
De acordo com o Ministério Público, a denúncia e as investigações ocorrem em sigilo e estão sob análise da justiça. Por isso, não podem ser divulgados mais detalhes.
O que se sabe até agora é que as investigações atingiram as empresas Upbus e a TransWolff, que transportam mais de 680 mil passageiros por dia na capital. Elas sofreram intervenção da Prefeitura de São Paulo, na semana passada; e, no momento, são geridas por pessoas indicadas pelo prefeito Ricardo Nunes.
Ainda de acordo com os investigadores, a Upbus teria recebido um aporte de R$ 20 milhões de origem ilícita para poder concorrer numa licitação promovida pela Prefeitura em 2015. Já a Transwolff teria recebido R$ 54 milhões de recursos.
O promotor Lincoln Gakyia, um dos responsáveis pelas investigações, afirmou que a organização criminosa ganhou contornos de máfia por estar participando da prestação de um serviço essencial. Além disso, o promotor considera que, dada a complexidade nos processos de ocultação de bens e patrimônios, a eventual participação de agentes públicos e políticos nos crimes ainda será investigada.
As empresas citadas no caso foram procuradas pela produção, mas até o fechamento da edição não comentaram o assunto.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/03/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da entrega de cartões do Programa Pé-de-Meia para alunos de todo o País. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília-DF, 24/07/2023, PRF faz ação de conscientização, durante comemoração dos 95 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Erilene (27 anos), Mauro (05 anos) Elias (06 meses) - Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 09/01/2025 - A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante anúncio da instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses e o novo Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Chip Somodevilla/Proibida reprodução WASHINGTON, DC - JANUARY 20: U.S. President Donald Trump speaks during inauguration ceremonies in the Rotunda of the U.S. Capitol on January 20, 2025 in Washington, DC. Donald Trump takes office for his second term as the 47th president of the United States. Reuters/Chip Somodevilla/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)