MPRJ recorre de decisão que concedeu prisão domiciliar para padre

Publicado em 17/04/2024 - 09:44 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro recorreu para que o padre Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira, denunciado por importunação sexual e estupro de vulnerável, retorne à prisão preventiva. O recurso foi ajuizado contra a 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, que converteu a prisão do padre para domiciliar.

No documento, o Ministério Público ressalta que o denunciado não comprovou estar “extremamente debilitado por motivo de doença grave”, como alegou a defesa ao solicitar a conversão da prisão.

A Promotoria ainda destaca que não foi dada a oportunidade para que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informasse sobre a possibilidade de fornecer os cuidados pós-operatórios que o padre alega necessitar, devido a uma cirurgia de coluna.

Em um dos trechos do recurso, os promotores reforçam que o religioso possui intensa ligação com o Vaticano e que se desloca para a Itália com frequência e facilidade, o que poderia prejudicar a instrução processual, além de existirem outras vítimas e testemunhas que se sentiram encorajadas a prestar depoimento depois da prisão de Alexandre Paciolli.

 No último dia 26 de março o padre foi denunciado pelos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável cometidos contra uma mesma mulher, em agosto de 2022 e janeiro de 2023, em Nova Friburgo. O religioso foi preso em 4 de abril, na casa do pai, em Fortaleza, no Ceará, e a Arquidiocese do Rio de Janeiro o afastou de todas as funções.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo