MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Publicado em 15/04/2024 - 20:59 Por Fabiana Sampaio - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra. O conjunto de ações acontece em todas as regiões do país até esta sexta-feira. A mobilização cobra o avanço da Reforma Agrária, além de marcar os 28 anos do Massacre de Eldorado do Carajás e os 40 anos de lutas do MST.

Ocorreram ocupações de terra e montagem de novos acampamentos em Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Goiás, no Rio Grande do Norte, Paraná, Pará, Distrito Federal, Ceará, Rio de Janeiro e na Bahia, além de diversas atividades em outros estados.

Segundo o MST, muitas ocupações sofreram repressão policial e, em muitos casos, houve uso indiscriminado da força. Em São Paulo, agentes reprimiram as famílias e despejaram a ocupação na fazenda Mariana, em Campinas.

No Rio de Janeiro, o Movimento relatou que policiais cercaram o assentamento Josué de Castro, em Campos dos Goytacazes, e intimidaram as famílias assentadas com o uso de drones e bloqueadores de sinal. Segundo o MST, o assentamento foi criado pelo Incra em 2007 e já está totalmente regularizado. Houve conflito também em Goiás e no Distrito Federal e Entorno.

Nesta segunda-feira, o Governo Federal lançou o Programa Terra da Gente, com estimativa de beneficiar 295 mil famílias agricultoras em todo o país até 2026.

Em nota divulgada pelo MST, Ceres Hadich, da Coordenação Nacional do Movimento, pontuou que assentar é mais que distribuir ou regularizar terras. A nota chama atenção para um conjunto de demandas como água, luz, estradas, escolas, postos de saúde e assistência técnica, além do fortalecimento da Companhia Nacional de Abastecimento, com a recomposição do seu orçamento.

Edição: Ana Lúcia Caldas e Líria Jade

Destaques EBC


Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo