Pessoas que vivem sem condições dignas, em São Paulo, terão mais um posto de qualificação profissional, para ser reinseridas no mercado de trabalho.
É que foi inaugurada a segunda unidade do Programa Operação Trabalho, em Santana, zona norte da capital. Por mês, o centro poderá atender 6 mil pessoas.
O espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, é composto por salas para aulas teóricas, laboratório de informática, cozinha experimental, brinquedoteca e outros usos. Ali, acontecem aulas como gastronomia, economia criativa e zeladoria urbana. São 17 projetos que contam com uma bolsa de R$ 1.400, para 30 horas semanais.
Para participar é preciso ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS.
O Programa Operação Trabalho de Santana é o segundo centro entregue neste ano. Em janeiro, começou a funcionar a unidade do Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Com as novas unidades, a capacidade do programa, que iniciou com mil vagas em 2017, chega a 18 mil vagas