Maio é mês de alerta para um problema mais comum do que imaginados. É agora que acontece a Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar, uma iniciativa que busca chamar a atenção para essas reações de hipersensibilidade que acontecem em maior número na infância, mas também não poupam os jovens e adultos.
Estima-se que 2% dos adultos e 8% das crianças até dois anos de idade tenham algum tipo de alergia alimentar.
Mãe de duas meninas, Priscilla Melo conta que a mais nova, de 4 anos, enfrenta algumas dificuldades na hora de comer fora de casa. No entanto, a caçula conta com o apoio dos colegas da escola.
Para a pediatra Jackeline Motta Franco, do Departamento Científico de Alergia da Sociedade Brasileira de Pediatria, a escola é fundamental no processo de inclusão.
A médica explica que o diagnóstico na infância nem sempre é fácil, mas destaca sua importância para diminuir impactos na saúde física e até mesmo emocional.
A nutricionista Mariana Baião Sousa conhece de perto os cuidados necessários nesses casos. Especialista na área, ela é mãe do Bernardo e da Giovana, ambos eram alérgicos. Mariana destaca que alguns alimentos podem representar um maior risco de alergias. No caso de alimentos essenciais, como o leite e o ovo, é necessário a substituição por outros que preencham as necessidades nutricionais da criança.
No site do Ministério da Saúde - gov.br/saude -, você encontra mais informações, baixando o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos.
*Com produção de Dayana Vitor
![hosnysalah/Pixabay Membro da imprensa, Jornalista, fotógrafo, em cobertura de guerra ou conflito. Foto: hosnysalah/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gilvan de Souza/CRF/Direitos Reservados bruno henrique, flamengo, supercopa do brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 10/12/2024 O Vice-presidente Geraldo Alckmin recebe o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, no Palácio do Itamaraty Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá Agricultores familiares fazem colheita manual de feijão-caupi](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/02/2025 - A deputada federal Benedita da Silva, fala no painel Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Gestoras Municipais durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)