Embaixador do Brasil em Israel deixa cargo e assume posto na Suíça

Publicado em 29/05/2024 - 15:10 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O diplomata Frederico Meyer deixou o cargo de embaixador do Brasil em Israel. Desta vez, de forma definitiva. Ele esteve à frente da embaixada até fevereiro deste ano, quando deixou o país. Agora Meyer vai representar o país na Conferência de Desarmamento das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (29). Ainda não há, porém, a indicação de outro diplomata para assumir o cargo em Tel Aviv.

Em fevereiro, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, havia convocado Meyer para consultas após o ministro Israel Katz, das Relações Exteriores de Israel, declarar o presidente Lula 'persona non grata'.

Katz fez uma reprimenda ao embaixador brasileiro, em hebraico, no Museu do Holocausto após uma entrevista do presidente Lula durante viagem à Etiópia.

O presidente brasileiro havia classificado as mortes de civis em Gaza como um genocídio e criticou a redução e corte da ajuda humanitária aos palestinos.

De acordo com Daniel Douek, assessor especial do Instituto Brasil-Israel, a saída do embaixador reflete um "esfriamento" da relação entre os dois países.

O cientista social lembra que a ação do governo brasileiro faz parte da dinâmica diplomática entre os países.

A Conferência de Desarmamento da ONU, onde Frederico Meyer passará a atuar, é um fórum multilateral para negociar acordos de controle de armas.

Entramos em contato com o Ministério das Relações Exteriores, mas a assessoria ainda não respondeu se outro diplomata será designado para assumir a embaixada brasileira em Israel.

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Chuvas do final de semana causaram estragos em 19 cidades do RS

As fortes chuvas causaram elevação do nível de vários rios e inundação em diversos municípios nesta segunda.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Em 39 anos, queimadas afetaram quase um quarto do território nacional

A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares, são afetados pelo fogo: pouco mais de 2% do país.  Em 2023, a área foi um pouco menor: 16 milhões de hectares. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências. 

Baixar arquivo
Economia

Boletim focus: mercado projeta alta na inflação e leve queda no PIB

Analistas consultados pelo Banco Central estimam estimam inflação  de 3,96% para o ano. A previsão anterior era de 3,90%. Para o PIB, a projeção é de queda de 2,09% para 2,08%. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

WWF-Brasil lança Portal da Transparência do Ouro

Site vai reunir dados oficiais de diferentes órgãos públicos sobre a extração legal de ouro no país. Segundo a plataforma, dos mais de 41 mil pedidos de títulos para mineração, menos de dois mil estavam validados pela Agência Nacional de Mineração.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brigadistas continuam a combater fogo no Parque Nacional do Itatiaia

Nesta segunda-feira, 17, brigadistas continuam a combater o o incêndio florestal no Parque Nacional de Itatiaia, no sul fluminense.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dois mil brigadistas são contratados para combater incêndio no país

A medida faz parte das ações da sala de situação para enfrentamento de desastres climáticos. O foco será no Pantanal e na Amazônia. Dados do Programa Queimadas registram 880 focos de queimadas no país até o momento, nove vezes mais que no mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo