Governo facilita importação de produtos usados para o RS
![Antonio Augusto/SCO/STF Entrega de doações do STF aos desabrigados e atingidos pelas enchentes do RS - 07/05/2024. Foto: Antonio Augusto/SCO/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Pelos próximos 30 dias, as doações internacionais ao Rio Grande do Sul vão poder entrar no país sem dificuldades.
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços autorizou a importação de bens de consumo e de equipamentos usados com destino ao Estado.
A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (10), depois do anúncio realizado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin:
"Doações internacionais de bens de consumo eram proibidas, ficam flexibilizadas por 30 dias para o Rio Grande do Sul. E de equipamentos e máquinas, que também eram proibidas se tivesse produção nacional, também ficam flexibilizadas por 30 dias".
A secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, explicou que a Secretaria vai monitorar as importações:
"Essas doações são sujeitas a licenciamento não automático, então no licenciamento é necessário indicar as circunstâncias, o embasamento legal gerado por essa portaria e a SECEX vai monitorar essas importações de maneira a garantir que, de fato, o destino seja compatível com a urgência do Estado".
A flexibilização, no entanto, vale apenas para doações do exterior, sendo proibida para a comercialização de produtos usados.
As dúvidas sobre procedimentos quanto às doações internacionais podem ser esclarecidas pelo e-mail decex.coimp@mdic.gov.br ou pelo telefone (61) 2027-7429.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília, (DF), 08.08.2024 - Lideranças indígenas Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul realizam ato pelo fim do massacre em curso na TI Panambi – Lagoa Rica. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO Rio de Janeiro (RJ) 28/01/2025 - Cena do filme - Cinema deve olhar para violações a indígenas na ditadura.
Foto: Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Podcast Dizem as Fontes EP 2 A Entrevista](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Maiara Cerqueira/MinC Salvador (BA), 06/02/2025 - Ministra da Cultura Margareth Menezes visita Igreja de São Franscisco de Assis, no Pelourinho, que teve o teto desabado. Foto: Maiara Cerqueira/MinC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Projeto Aldeias/Divulgação/Arquivo Rio de Janeiro (RJ) 13/01/2025 - imersão na floresta crianças e adolescente do projeto aldeias visitam o rio Xingu
Foto: Projeto Aldeias/Divulgação/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)