Ibama e FA vão destruir 10 pistas clandestinas na Terra Yanomami

Publicado em 09/05/2024 - 10:45 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ibama e as Forças Armadas devem destruir nos próximos dias mais de 10 pistas clandestinas abertas ao redor da terra indígena Yanomami, em Roraima.

Na última semana, militares e agentes ambientais inativaram duas pistas na Terra Yanomami e apreenderam quatro aeronaves. Outros dois aviões já haviam sido apreendidos pela Agência Nacional de Aviação Civil.

As ações fazem parte da Operação Federal desencadeada para sufocar o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami e são coordenadas pela Casa de Governo, criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com objetivo de monitorar e enfrentar a crise naquele local.

De acordo com o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, as pistas identificadas na região que não tiverem autorização da Anac para funcionamento, devem ser destruídas para diminuir as chances de reabertura.

Ele disse que a determinação do Governo Federal é trabalhar de forma transversal e unificada, utilizando a expertise dos 31 órgãos envolvidos para estrangular a infraestrutura montada pelos criminosos e, assim, impedir o desembarque deles dentro da terra indígena.

Desde a implantação da Casa de Governo, em Boa Vista, 539 operações de combate ao garimpo e ao apoio logístico foram realizadas. A força tarefa já destruiu 88 acampamentos, 287 motores e 65 geradores.

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo