Ipea revela precarização do trabalho para motoristas de aplicativo

Publicado em 22/05/2024 - 20:54 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A precarização do trabalho para motoristas de aplicativo aumentou nos últimos dez anos. As jornadas de trabalho ficaram mais longas, houve redução da contribuição previdenciária e forte queda da renda. É o que revela estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quarta-feira (22), que tem como base dados da pesquisa Pnad Contínua, do IBGE.

O estudo mostra que o rendimento médio desses trabalhadores caiu de R$ 3.100 entre 2012 e 2015 para R$ 2.400,00 em 2022. O número de motoristas autônomos no setor de transporte de passageiros, não incluídos os mototaxistas, passou de cerca de 400 mil para um milhão no mesmo período.

Segundo o pesquisador do Ipea, Sandro Sachet, isso explica a queda na renda, com mais profissionais disputando a demanda, e também o aumento nas jornadas de trabalho. A proporção de trabalhadores com jornadas entre 49 e 60 horas semanais passou de 21,8% em 2012 para 27,3% em 2022.

Sachet pontua que o aumento das ocupações nessas áreas tem relação com a crise do mercado de trabalho observada desde 2014, e que essa precarização terá efeitos de longo prazo para economia e previdência social. O estudo aponta que em 2015 cerca de 47% dos motoristas de aplicativos tinham cobertura previdenciária, percentual que despencou para somente 24% em 2022.

A chamada “plataformização”, segundo o pesquisador, também afetou o trabalho dos entregadores, que igualmente registram efeitos negativos na renda, jornada de trabalho e contribuição previdenciária. O especialista destaca que essa área tradicionalmente tinha uma relativa proporção de trabalhadores formais e desde o boom do trabalho por aplicativos a ocupação formal caiu significativamente.

Sandro Sachet avalia que a resistência de parte desses trabalhadores à regularização desse tipo de trabalho é uma questão complexa, que envolve muitos fatores.

O projeto de lei, do Poder Executivo, para regulamentação do trabalho de motoristas por aplicativo está em análise nas comissões da Câmara dos Deputados.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Conab deve realizar outro leilão para compra de arroz

O leilão realizado na última semana foi anulado, por dúvidas de que as empresas vencedoras teriam capacidade financeira e técnica para entregar o arroz. De acordo com o governo, um novo edital será publicado, com mudanças nos mecanismos de transparência e segurança jurídica, mas ainda não há data definida.

Baixar arquivo
Política

Pacheco devolve Medida Provisória que altera regras do PIS/Cofins

O presidente do Congresso Nacional diz que a medida não preenche requisito de urgência nem obedece à carência mínima para alterações tributárias, a chamada noventena.

Baixar arquivo
Geral

Ação no Complexo da Maré deixa, pelo menos, quatro mortos

Pistas da Linha Amarela e da Linha Vermelha chegaram a ser bloqueadas. Um ônibus também foi incendiado na Avenida Brasil. Além disso, 40 escolas municipais tiveram suas atividades afetadas e unidades de saúde interromperam o atendimento.

Baixar arquivo
Internacional

Hunter Biden, filho de Joe Biden, é condenado por posse de arma

A compra foi feita em 2018, quando Hunter Biden era viciado em crack e álcool. Como presidente, Biden pode perdoar o crime de Hunter, mas disse que não irá fazê-lo.

Baixar arquivo
Internacional

Israel pode ter cometido crimes de guerra ao resgatar reféns, diz ONU

A operação aconteceu no final de semana e deixou, ao menos 270 palestinos mortos. Hoje, o Hamas informou aceitar os termos da resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, sobre um cessar-fogo em Gaza. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: Rádio Nacional transmite Botafogo x Fluminense

A bola rola ainda para mais três jogos nesta terça. Atlético Goianiense x Corinthians, em Goiânia. Juventude x Vitória, em Caxias do Sul. E Bragantino x Atlético-MG, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo