Marcha dos Trabalhadores reivindica direitos da cidade e do campo

Reconstrução do RS está entre as pautas dos trabalhadores

Publicado em 22/05/2024 - 16:20 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O centro de Brasília recebeu, nesta quarta-feira (22), a Marcha da Classe Trabalhadora, para uma série de reivindicações. Organizado pela CUT, Central Única dos Trabalhadores, o evento teve a participação de representantes de todas as partes do país.  

A caminhada foi na Esplanada dos Ministérios e, ao final, sindicalistas subiram ao palco para manifestar as demandas trabalhistas. Uma das lideranças foi a vice-presidenta nacional da CUT, Juvandia Moreira. Segundo ela, é preciso ficar de olho, também, nas eleições municipais deste ano.

“A nossa luta continua, ela não termina aqui. Nós temos eleição este ano. Os candidatos e candidatas, nós temos que comprometer todos eles com a pauta da classe trabalhadora. O piso salarial da enfermagem, a luta do campo, da cidade, setor público que não tem direito à negociação coletiva. Essa luta continua. Luta pela democracia, pelo salário. Para que o povo do campo possa plantar e o da cidade, jantar. Viva a classe trabalhadora”.

Também foram recebidos pela categoria, os ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e da Secretaria-Geral da presidência, Márcio Macêdo.  

Entre as demandas dos trabalhadores, está a reconstrução do Rio Grande do Sul, estado que ainda contabiliza os estragos causados pelas intensas chuvas. Para essas pessoas que vieram à capital do país, a “reconstrução do estado é urgente e necessária”.  

Eles também pedem a revogação do novo ensino médio; a redução da jornada de trabalho e empregos decentes; são contra a PEC da reforma administrativa; a favor da reforma agrária; redução de impostos aos trabalhadores; pela valorização do salário-mínimo; direito dos motoristas de aplicativos, entre outras reivindicações.  

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

Pantanal: condição climática adversa dificulta o combate ao fogo

O foco mais preocupante atualmente, de acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, está próximo ao Buraco das Piranhas, na região do município de Miranda, onde três pontos ativos têm desafiado os esforços de contenção.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: Brasil joga contra o Uruguai às 22h

Quem vencer avança para a semifinal da Copa América. Brasil vem de 2 empates e 1 vitória. Já o Uruguai vem de 3 vitórias e é a equipe que mais marcou gols na fase de grupos da competição. 

Baixar arquivo
Cultura

Terminam hoje incrições para Campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”

A campanha já contabiliza mais de 200 atividades inscritas pelo Brasil e celebra os 20 anos da Rede Cultura Viva, uma das maiores articulações de participação comunitária em políticas públicas no Brasil,

Baixar arquivo
Justiça

Desembargador Luís Cesar de Paula Espíndola será investigado pelo CNJ

A conduta do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luís Cesar de Paula Espíndola, que afirmou que as mulheres estão loucas atrás dos homens será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Baixar arquivo
Política

Regras para evitar uso da máquina pública nas eleições começam a valer

As principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro começam a valer a partir deste sábado.

Baixar arquivo
Cultura

Músico e instrumentista, Tiganá Santana, faz da música o seu feitiço

Com mais de duas décadas de carreira, o artista Tiganá Santana faz da música o seu feitiço.

Baixar arquivo