RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Publicado em 07/05/2024 - 21:13 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 08/05/2024 - 06:00

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (7), o decreto que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

A proposta já tinha sido aprovada na Câmara dos Deputados nessa segunda-feira (6). O decreto vai acelerar a liberação de recursos para a reconstrução do estado, que enfrenta a maior enchente de sua história.

Com a aprovação, o governo federal vai poder realizar despesas para o enfrentamento da calamidade e recuperação do Rio Grande do Sul sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, realizando despesas por crédito extraordinário e renúncias fiscais.

O decreto também vai permitir, por exemplo, operações de credito entre o governo do Rio Grande do Sul e fundações e empresas estatais de outros estados, a captação de recursos a título de antecipação de receitas e o recebimento antecipado de valores.

O senador Paulo Paim (PT/RS) reconheceu a importância das ações de solidariedade da população, que tem arrecadado recursos para o socorro ao estado em todo o país, mas ressaltou que a ajuda financeira da União é fundamental.

O decreto de Calamidade Pública do Rio Grande do Sul tem validade até o dia 31 de dezembro deste ano.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Brasil tem cinco tenistas garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris

A Confederação Brasileira de Tênis anunciou que Luisa Stefani e Bia Haddad disputarão o torneio de duplas nos Jogos Olímpicos de Paris. A equipe brasileira será formada por Bia Haddad, Thiago Monteiro, Thiago Wild, Laura Pigossi e Luisa Stefani. 

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Brasil protagonizou duelo violento na Copa de 1954

Brasil e Hungria se enfrentaram, no dia 27 de junho de 1954, em um duelo conhecido como a Batalha de Berna.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são via celular

Os dados estão na Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, feita pela Deloitte, divulgada na tarde dessa quarta-feira (26), em São Paulo.

Baixar arquivo
Educação

Governo envia projeto do novo PNE à Câmara dos Deputados

O documento estabelece 18 objetivos a serem atingidos num prazo de 10 anos, além de 58 indicadores de acompanhamento.

Baixar arquivo
Justiça

Programa Cria vai prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes

Entre as estratégias do Programa, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, estão o desenvolvimento de habilidades, o fortalecimento de vínculos sociais e novos parâmetros de acolhimento dos estudantes das escolas públicas.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa aponta síndromes em comunidades próximas a parques eólicos

O Brasil tem mais de mil parques eólicos instalados. Em seus relatos, moradores apresentam sintomas das chamadas Síndrome da Turbina Eólica e da Doença Vibroacústica. Ambas são causadas pela exposição aos ruídos e infrassons emitidos pela rotação das hélices das torres.

Baixar arquivo