Chuvas no RS: 56 mortos e 74 pessoas desaparecidas

281 cidades do estado já foram afetadas, diz balanço da Defesa Civil

Publicado em 04/05/2024 - 11:11 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Já são 56 mortes confirmadas no Rio Grande do Sul por causa das fortes chuvas e inundações que ocorrem no estado. Outras 74 pessoas ficaram feridas e 67 estão desaparecidas. A Defesa Civil estadual soltou o balanço mais recente às 9h deste sábado (4).

Os eventos extremos atingiram 281 cidades gaúchas e afetaram mais de 377 mil pessoas, 24.600 ficaram desalojadas; 8.300 em abrigos organizados pelo poder público.

A falta de energia elétrica já é registrada em 350 mil pontos do estado, de acordo com as concessionárias; e mais de 860 mil pessoas estão sem abastecimento de água.

Mais de 600 escolas foram afetadas pelas águas, prejudicando 200 mil estudantes. E 68 rodovias têm bloqueios, parciais ou totais.

Edição: Daniel Ito/Pollyane Marques

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo