TRE-RJ rejeita cassação de Cláudio Castro

Publicado em 24/05/2024 - 08:10 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, seu vice Thiago Pampolha e o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, foram absolvidos da acusação de abuso de poder político e econômico, e uso eleitoral da máquina pública.

O julgamento no Tribunal Regional Eleitoral, nesta quinta-feira (23), terminou em 4 a 3 pela absolvição dos três e outros dez réus. As ações foram ajuizadas pelo candidato derrotado na sucessão estadual em 2022, Marcelo Freixo, e sua coligação, e pelo Ministério Público Eleitoral.

As acusações se baseiam em supostas contratações irregulares envolvendo 27 mil cargos temporários na Fundação Ceperj, Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos, e 18 mil na Uerj, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Na primeira sessão, na semana passada, o relator das ações, o desembargador Peterson Barroso Simão, votou favorável à cassação dos mandatos de Castro, Pampolha e Bacellar.

Depois de pedido de vista do desembargador Marcello Granado, o julgamento foi retomado nesta quinta. O magistrado, que foi o primeiro a votar nesta sessão, abriu divergência e considerou improcedentes os pedidos da acusação.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, foi o último a votar e acompanhou o relator, pela cassação de mandato e inelegibilidade do governador Cláudio Castro.

Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral. Em postagem na rede social X, o governador Cláudio Castro afirmou que a decisão da corte eleitoral do Estado respeitou o voto livre e soberano de mais de 4,8 milhões de eleitores e que a democracia é a grande vitoriosa.

Edição: Daniella Longuinho - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Atividade industrial cresce pelo segundo mês consecutivo

Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos e o índice de crescimento do número de empregados  alcançou 50,7 pontos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

DF: após controlar incêndio, bombeiros tentam conter fogo subterrâneo

Incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília foi controlado após três dias de combate às chamas. Agora o desafio dos bombeiros e brigadistas é conter o fogo subterrâneo, 

Baixar arquivo
Internacional

Explosões voltam a atingir o Líbano nesta quarta-feira

Pelo menos um dos dispositivos foi detonado durante um funeral para as vítimas do dia anterior. As explosões provocaram uma nova corrida aos hospitais, já sobrecarregados com os feridos dos ataques dessa terça-feira.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Botafogo x São Paulo

Também pela libertadores, Fluminense joga contra o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ é contido pela chuva

O fogo que atingia parte da vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, foi contido pela chuva, resultado da mudança de tempo na região Sudeste do país. 

Baixar arquivo
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo