![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2023 - O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro chegando no ministério da Defesa, para se reunir com ministro, José Mucio. Governador veio tratar da crise na segurança do Rio de Janeiro
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro volta a julgar, logo mais à tarde, o processo que pode levar à cassação do mandato do governador do estado, Cláudio Castro, do seu vice, Thiago Pampolha, e do presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar.
Estão sendo analisadas duas ações sobre supostas contratações irregulares, feitas por meio da Fundação Ceperj, Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos, e da Uerj, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Uma das ações foi ajuizada pelo candidato derrotado na sucessão estadual em 2022, Marcelo Freixo, e sua coligação, encabeçada pelo Psol, e a outra pelo Ministério Público Eleitoral.
As denúncias alegam que houve abuso de poder político e econômico, com uso eleitoral da máquina pública.
Na última sexta-feira, na primeira sessão do caso, o relator, desembargador Peterson Barroso Simão, afirmou que os desvios tiveram "caráter eleitoreiro". Segundo ele, as irregularidades provocaram desigualdade nas eleições.
Em seguida, o julgamento foi adiado, após pedido de vista do desembargador Marcello Granado.
O julgamento está marcado para começar às 14h.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/12/2024 - Rio de Paz faz ato contra mortes de crianças por violência, na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Luiz Silveira/Agência CNJ Brasília (DF) 10/04/2024 - Inpeção nos presídios de Goiânia, em 21/05/2023 - Inspeção da equipe do DMF na Casa de prisão Provisória em Aparecida de Goiânia.
Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/Agência Brasil Brasília (DF) 12/02/2025 - Ministro da Casa Civil Rui Costa apresenta aos gestores municipais os detalhes da segunda etapa do Novo PAC Seleções, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Lula Marques/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/03/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da entrega de cartões do Programa Pé-de-Meia para alunos de todo o País. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 06/12/2024 - Câmeras corporais de segurança da PM de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)