Governo envia ao STF proposta para renegociar acordos da Lava Jato

Publicado em 28/06/2024 - 07:25 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo enviou ao Supremo uma proposta de conciliação sobre os novos termos dos acordos de leniência da Operação Lava Jato. Pede que se leve em conta a capacidade de pagamento das empresas porque esses acordos foram fechados no auge das investigações. Agora as empresas alegam que não têm recursos para fazer os pagamentos regularmente, uma vez que parte das empreiteiras que foram investigadas está em recuperação judicial.

Pela proposta as empresas também ficarão isentas de multa moratória sobre as parcelas vencidas. Terão isenção de juros moratórios sobre o saldo devedor até 31 de maio deste ano e poderão utilizar de créditos de prejuízo fiscal. Os descontos não poderão passar de 50% do saldo devedor.

A CGU e AGU também pediram mais 30 dias de prazo para finalizarem o processo de conciliação. Aliás, conciliação determinada pelo ministro André Mendonça, que é o relator da ação do PSOL pedindo a renegociação dos acordos.  No começo deste ano, André Mendonça deu prazo de 60 dias para que os órgãos públicos e as empresas interessadas renegociem os termos dos acordos de leniência.

O ministro também determinou a suspensão de qualquer sanção caso as empresas atrasem os pagamentos.

Pelos acordos de leniência, as empresas concordam em ressarcir o erário e colaborar com investigações em troca, por exemplo, de poderem continuar a firmar contratos com a administração pública.

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Sul do país tem previsão de geada e temperaturas abaixo dos 5°C

Segundo o Inmet, o alerta de queda de temperatura vai até a próxima terça-feira (2). Porto Alegre deve ter temperatura mínima de 3°C no domingo.

Baixar arquivo
Economia

Dados da Pnad: desemprego cai 7,1% no último trimestre

A taxa de desocupação recuou 0,7 ponto percentual na comparação com o trimestre de dezembro a fevereiro de 2024.

Baixar arquivo
Geral

Inscrições para o Revalida terminam hoje

Os médicos formados no exterior que querem atuar no Brasil devem fazer a inscrição no sistema do exame até antes da meia-noite.http://revalida.inep.gov.br

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministro da Justiça autoriza Força Nacional em terras indígenas no MA

A Força Nacional vai atuar na Terra Indígena Awá e na Terra Indígena Alto Turiaçu, na divisa com o Pará. O objetivo é a "preservação da ordem pública", da população e do patrimônio dos territórios. A operação vai ter apoio logístico da Funai.

Baixar arquivo
Geral

Paraíba: polícia diz que resolveu caso de assassinato de lider do MST

A Polícia Civil da Paraíba considera resolvido o caso do assassinato do líder de um assentamento do MST, José Roberto da Rocha, 53 anos, na região de Alhandra, a 40 km de João Pessoa. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 28.
 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Museu Bajubá lançará mapa interativo do patrimônio cultural LGBTQIA+

Neste dia 28 é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data surgiu nos Estados Unidos, em 1969, após um confronto entre os manifestantes e policiais, em favor do clube gay Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, em Nova York.

Baixar arquivo