Justiça considera inconstitucional taxa de uso de terrenos de marinha

Publicado em 11/06/2024 - 10:58 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte considerou inconstitucional a cobrança da taxa de ocupação de terrenos de marinha no litoral brasileiro. A decisão é do juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino.

A liminar não é definitiva, e a União pode recorrer.

A questão foi decidida em um processo que pede a anulação de uma dívida com o governo federal por falta de pagamento da taxa pela ocupação de um imóvel.

Na decisão, o magistrado citou que há "insegurança jurídica" sobre a demarcação dos terrenos de marinha, cujos limites levam em conta informações da época imperial do Brasil.

Os terrenos de marinha estão localizados na faixa de 33 metros a partir da linha de maré alta, onde estão as praias e margens de lagos e rios. Os locais só podem ser ocupados com autorização da Secretaria de Patrimônio da União, mediante pagamento de uma taxa anual.  

A decisão foi assinada em meio à discussão sobre a PEC das Praias, que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro para estados, municípios e a iniciativa privada. A Proposta de Emenda à Constituição já foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e agora está em discussão no Senado Federal.

* Com informação da Agência Brasil

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Governo brasileiro comemora resolução por cessar-fogo em Gaza

Em nota, Itamaraty comemorou a decisão do Conselho de Segurança da ONU de por fim à guerra entre Israel e Hamas e defendeu a solução de dois estados para Palestina como caminho para um fim duradouro do conflito.

Baixar arquivo
Internacional

Investigação aponta que Israel e Hamas cometeram crimes de guerra

No dia 7 de outubro de 2023, membros do Hamas e de outros grupos invadiram Israel e mataram 1.200 pessoas. Em resposta, desde então, Israel realiza ações militares na Faixa de Gaza que já mataram mais de 37 mil.

Baixar arquivo
Economia

Defensoria de MG lança cartilha para quem foi lesado pela 123Milhas

A Defensoria Pública de Minas Gerais lançou uma cartilha para orientar consumidores lesados pela 123Milhas a consultar seus dados e cadastrar seus créditos na recuperação judicial promovida para que a empresa possa ressarcir quem comprou o pacotes promocionais no ano passado e não viajou. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Belém inaugura Casa de Acolhimento LGBTQIA para vulneráveis

A Casa de Acolhimento LGBTQIA+, em Belém, tem o objetivo de abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social que foram expulsas de sua casa ou se encontram em situação de rua. A coordenadora da Diversidade Sexual de Belém, Jane Patrícia Gama, pontua sobre a importância da criação do abrigo.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga farmacêutica que vendeu curso de peeling de fenol

A Polícia Civil do Paraná investiga a farmacêutica bioquímica Daniele Stuart pela oferta de curso online sobre o procedimento estético.

Baixar arquivo
Educação

Servidores da educação definem na semana que vem se continuam em greve

O movimento já dura mais de dois meses. A decisão deve sair a partir da quinta-feira, 20 de junho.

Baixar arquivo