![Tony Winston/Ministério da Saúde Aeronave trará da Índia 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Uma proposta de resolução da Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, pode tornar mais rígida a punição para passageiros indisciplinados. A principal novidade é a suspensão do direito de voar por um ano, que poderá ser aplicada para passageiros que colocarem em risco a segurança de um voo.
Nesta terça-feira (25), a diretoria da Anac aprovou a abertura de consulta pública para ouvir a sociedade sobre regras mais rigorosas para a indisciplina a bordo. A intenção é garantir a segurança e o bem-estar de todos os passageiros e tripulantes. As normas serão válidas apenas para a aviação civil em voos totalmente feitos em solo nacional.
O Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Giovano Palma, fala da importância da participação popular na elaboração da proposta.
“A gente tá colocando em consulta pública para que esta regra represente a sociedade, os interesses da sociedade. Então, é importante que todos os interessados participem, pra que, ao final do processo, tenhamos uma regra responsiva, atualizada, inovadora, que possa ser aplicada da melhor forma”.
A consulta pública sobre passageiros indisciplinados vai durar 45 dias e terá início depois de publicada no Diário Oficial da União, o que deve acontecer até esta sexta-feira. Quem quiser, poderá fazer sugestões e comentários para aprimorar a resolução proposta no site da Anac.
Além de impedir o passageiro infrator de voar por 12 meses, nos casos de condutas gravíssimas, a agência também propõe o compartilhamento dos dados do passageiro indisciplinado entre as companhias, para que todas implementem a restrição.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, entre 2019 e maio de 2024 foram registrados mais de 3 mil casos de indisciplina. Apenas em 2023, foram 735. Atualmente, a sanção máxima é a contenção e a retirada do passageiro de um voo.
![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 11/12/2023 – A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 31/12/2024 – Customização de armas de fogo e treinamento em um clube de tiro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Ribeiro/CBF/Direitos Reservados sorteio dos confrontos da terceira fase da copa do brasil - em 17/04/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)