PF vai às ruas contra organização criminosa de tráfico de drogas

Operação Catrapo têm mandados de prisão, apreensão e bloqueio de bens

Publicado em 25/06/2024 - 12:06 Por Sayonara Moreno, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro voltou a ser alvo da Polícia Federal, nesta terça-feira, 25.

Nesta segunda fase da operação Catrapo, os agentes foram às ruas para cumprir três mandados de prisão, treze de busca e apreensão e quinze de bloqueio de bens e valores de envolvidos, nos estados de Mato Grosso, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.

Segundo as investigações, a organização criminosa adquiria grandes quantidades de cocaína da Bolívia e do Peru, passava pelo Mato Grosso, e traficava a droga para a Europa.

Um dos mandados desta terça, de prisão preventiva, vai ser cumprido na Bélgica, com apoio da polícia internacional.  

O grupo investigado lavava dinheiro para esconder seu patrimônio, a exemplo de aeronaves, imóveis e carros de luxo, avaliados em R$ 100 milhões.

A PF identificou que a organização tinha grande estrutura para administrar os valores.

Na primeira fase da operação, em julho de 2022, 16 pessoas foram indiciadas por tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico.

Na época também foram bloqueados e apreendidos cerca de R$ 5- milhões; e apreendidas mais de 2 toneladas de cocaína.  

 

Edição: Nadia Faggiani / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Cremesp pede que Anvisa libere produtos com fenol só para médicos

Ontem (25), a Agência proibiu o uso dos produtos por qualquer profissional. O Conselho, no entanto, entendeu que a proibição total impede a realização de procedimentos com fenol pelos próprios médicos, que são os profissionais capacitados e habilitados.

Baixar arquivo
Economia

Governo muda cálculo de meta da inflação; entenda como vai funcionar

Segundo o decreto, o acompanhamento da inflação vai acontecer a cada 30 dias, observando os últimos 12 meses. Economista explica o que muda, na prática, com a nova forma de avaliação que começa a valer em janeiro de 2025.

Baixar arquivo
Geral

Usina Angra 1 está em processo de renovação; licença vai até dezembro

Angra 1 é a primeira usina nuclear do Brasil. Em funcionamento desde 1985, tem capacidade para abastecer dois milhões de pessoas, o equivalente à cidade de Manaus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dez anos após "Lei da Palmada", maus-tratos contra crianças crescem

Informações recentes divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública apontam que, no município do Rio, o número de casos de maus-tratos contra crianças de até 11 anos de idade subiu 173%, nos últimos três anos.

Baixar arquivo
Segurança

PF apura se resultado de jogo da série D foi manipulado

De acordo com os investigadores, a CBF recebeu um alerta da Sportradar, que detectou movimentação atípica em uma partida, na qual 99% das apostas apontava que a equipe visitante iria perder no 1º tempo da por pelo menos dois gols - o que de fato ocorreu.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MapBiomas: Amazônia perdeu 3,3 mi de hectares em superfície de água

A redução ocorre em corpos hídricos naturais; reservatórios; e hidrelétricas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo MapBiomas Água, cobrindo o período entre 1985 e 2023.
 

Baixar arquivo