PGR pede alterações em edital de compra de câmeras corporais em SP

Publicado em 05/06/2024 - 14:06 Por Nelson Lin - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Um parecer da Procuradoria-Geral da República pede algumas alterações no edital da compra de câmeras corporais da Polícia Militar no estado de São Paulo.

A manifestação dessa terça-feira foi motivada por uma ação movida pela Defensoria Pública de São Paulo e outras entidades de direitos humanos junto ao STF que questionavam diversas regras, como a de não prever acionamento automático da câmera, e ter tempo considerado curto para o armazenamento de imagens, de apenas 30 dias.

Por um lado, o documento assinado pelo procurador Paulo Gonet, defende a ampliação do tempo de armazenagem para 90 dias. No entanto, em relação ao acionamento automático, o procurador afirma que a medida não pode ser impositiva, de acordo com portaria de recomendações para câmeras corporais lançada semana passada pelo Ministério da Justiça.

A Procuradoria do Governo do Estado, por sua vez, defendeu a manutenção do edital afirmando que é um avanço sobre o uso de câmeras policiais, que considera os custos de armazenagem das imagens e que o acionamento feito pelos próprios agentes de segurança tem como objetivo preservar a privacidade, especialmente das policiais mulheres.

Nessa terça, o governador do estado de São Paulo se reuniu com o relator da ação, o ministro do STF Luis Roberto Barroso. O encontro não foi aberto para a imprensa.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Campeonato Brasileiro: Cuiabá enfrenta o Vitória

Duas partidas adiadas do Campeonato Brasileiro Série A serão realizadas nesta quarta-feira: Juventude x Atlético Goianiense; Cuiabá x Vitória. 

Baixar arquivo
Saúde

Audiência Pública vai debater tratamento de TDAH no SUS

Profissionais de saúde mental reivindicam que, além de psicoterapia, o SUS também garanta acesso aos medicamentos usados no tratamento. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Unicef orienta adultos para o cuidado de crianças e adolescentes do RS

O programa Sintonia com o Sul entrevistou a Oficial de Desenvolvimento Infantil do UNICEF no Brasil, Maíra Souza, sobre o impacto de situações extremas na vida de crianças e adolescentes. 

Baixar arquivo
Cultura

Pontos turísticos de Recife passam a contar com audiodescrição

Visões Sonoras dá acesso à cultura para quem tem deficiência visual. Angelle Freitas, que é cega, aprovou o projeto: "Foi um momento de grande valia porque muitas vezes a sociedade acredita que nós não participamos de eventos culturais por falta de interesse, por conta da nossa deficiência. Mas a questão não é essa. A questão é a acessibilidade."

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: mercúrio usado no garimpo brasileiro tem origem desconhecida

Estudo indica que parte do mercúrio usado em garimpos no Brasil pode ser ilegal

Baixar arquivo
Política

Marina Silva vai propor Plano Nacional de Emergência Climática a Lula

Ministra e o presidente Lula discursaram em evento que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Lula assinou ainda decretos na área ambiental.

Baixar arquivo