Proprietários de prédios-caixão em Pernambuco poderão ser indenizados

Publicado em 11/06/2024 - 16:49 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os proprietários de 431 edifícios prestes a cair, na região metropolitana de Recife, em Pernambuco, poderão ser indenizados em até R$ 120 mil para desocuparem os chamados “prédios-caixão”. É o que prevê um acordo assinado nesta terça-feira (11) entre o governo federal e o governo de Pernambuco.

No Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Lula recebeu a governadora pernambucana Raquel Lyra e outras autoridades. Durante o encontro, o presidente disse que este é o primeiro passo e ainda há muito o que fazer. 

O advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que o acordo desta terça pode atender cerca de 14 mil famílias.  

O titular da AGU mencionou que, ao longo de 30 anos, foram 20 desabamentos, o que causou, somente no ano passado, 20 mortes. Para este ano, o acordo vai ser proposto para os donos de imóveis em 133 prédios. No ano que vem, quase 300 edifícios devem passar pelo mesmo processo.  

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, explica que os edifícios são ocupados por donos de apartamentos, ou por famílias sem moradias, que ocuparam os imóveis já deixados pelos proprietários.  

Para os mais de 400 prédios-caixão, o governo estima um investimento de R$ 1,7 bilhão, a ser distribuído a 14 mil famílias, em indenizações que serão pagas pela Caixa Econômica Federal. 

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Viva Maria comemora o Dia do Metereologista

Mais do que nunca, hoje estamos de olho na previsão do tempo porque 26 de junho é o Dia do Metereologista. Mas muita gente confunde metereologista com climatologista.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: inauguração do Canal de São Lourenço em 1959

 O projeto de navegação é dos anos 50 e foi inaugurado oficialmente, em 26 de junho de 1959, pela Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, e pelo Presidente norte-americano Dwight David Eisenhower.

Baixar arquivo
Geral

Pacheco discorda de decisão do STF sobre descriminalização da maconha

O Supremo decidiu que portar maconha para uso pessoal no Brasil não pode ser considerado crime. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a decisão trata de uma invasão da competência técnica da Anvisa e, também, da competência do Legislativo.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

E vamos começar com mais uma rodada da Série B do campeonato Brasileiro de futebol.  América Mineiro e Avaí empataram em 1 a 1. Mirassol e Santos empataram em 0 a 0. A Ponte Preta venceu o Ceará por 3 a 1. E o Amazonas bateu o Coritiba por 1 a 0. 

Baixar arquivo
Geral

STF descriminaliza porte de maconha para uso pessoal

Com a medida, o porte de maconha passa a ser conduta tipificada como ilícito administrativo e não penal, deixando, portanto, de ter consequências como, por exemplo, ficha de antecedentes criminais.

Baixar arquivo
Geral

Passageiros indisciplinados podem perder o direito de voar por um ano

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, vai abrir consulta pública para ouvir a sociedade sobre regras mais rigorosas para a indisciplina a bordo. A intenção é garantir a segurança e o bem-estar de todos os passageiros e tripulantes.

Baixar arquivo