RS: Governo federal vai avaliar casas destruídas pelas enchentes

Ministério das Cidades já mapeou 186 mil imóveis danificados no estado

Publicado em 27/06/2024 - 12:55 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal publicou as regras para avaliação das residências que foram destruídas ou interditadas definitivamente pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A ideia é acelerar a recuperação e construção das moradias.

Até o momento, o Ministério das Cidades se reuniu seis vezes com os 116 municípios que se cadastraram. Já foram registradas 56,6 mil casas interditadas e outras 186 mil danificadas.

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse que o objetivo é construir as casas em áreas seguras e não sujeitas a risco de novos alagamentos.

As prefeituras devem enviar ao governo federal um plano de trabalho com a relação dos moradores da região atingida, fotografias, relatórios de visitas técnicas e mapa georreferenciado, ou seja, com as coordenadas espaciais.

O Ministério das Cidades deve viabilizar 10 mil casas em áreas urbanas. Além de outras duas mil em áreas rurais pelo Minha Casa Minha Vida.

Pelo menos 388 mil pessoas seguem fora de casa no Rio Grande do Sul, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado. Das oito mil que ainda estão em abrigos, a maior parte não tem mais residência, segundo o secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel.

 

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Queimaduras em crianças causam 20 hospitalizações, por dia, no SUS

Nos últimos dois anos foram registradas 14 mil hospitalizações de crianças e adolescentes por acidentes com queimaduras. Nesta época do ano, o cuidado tem que ser redobrado. “Criança tem que estar longe de fogueira", alerta Luci Pfeiffer, da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Baixar arquivo
Economia

No Conselhão, Lula sanciona projeto Mover que traz "taxa da blusinha"

Mesmo contrário à cobrança de taxas em compras internacionais de menos de cinquenta dólares, o Presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira, a lei que passa a cobrar 20% de imposto, nas pequenas compras de outros países.  
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

ICMBio e Ibama enviam aviões de combate a incêndio ao Pantanal

O Instituto Chico Mendes e o Ibama enviaram quatro aviões do tipo Air Tractor para lançamento de água.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central projeta inflação menor nos próximos meses

A expectativa do aumento do PIB em 2024 passou de 1,9% para 2,4%, puxado principalmente pelo crescimento do consumo das famílias, segundo relatório do BC.

Baixar arquivo
Geral

PF prende quadrilha em operação contra tráfico interestadual de drogas

Os mandados foram cumpridos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Dois carros de luxo e vários relógios, também de luxo, foram apreendidos

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios no Pantanal superam queimadas históricas de 2020

Número de focos já supera o do primeiro semestre do ano em que um terço do bioma foi reduzido a cinzas. De acordo com a ministra Marina Silva, maior parte dos incêndios é em áreas particulares.

Baixar arquivo